Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e professores de Biologia: dificuldades de interlocução.

Título
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e professores de Biologia: dificuldades de interlocução.
Autor
Mary Ângela Leivas Amorim
Orientação
Edel Ern
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Com a promulgação da Lei nº 9.394/96 o sistema educacional brasileiro passou por uma reformulação de ensino. Por isto, foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estes documentos oficiais poderiam ser estudados e utilizados pelos docentes. Contudo, do contato mantido com professores em exercício no ensino de Biologia constatou-se que os mesmos interpretavam os textos oficiais de forma distinta daquelas presentes nos originais. Utilizando-se as categorias do médico polonês Fleck (1986), estilo de pensamento e coletivo de pensamento, buscou-se interpretar esta dificuldade de interlocução entre os documentos oficiais e os professores. Por conseguinte, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe diferença entre o estilo de pensamento dos professores e o dos documentos oficiais sobre as finalidades do ensino Biologia presente como uma disciplina nos currículos das escolas de ensino médio. Analisou-se, mais especificamente o texto dos PCNs para o Ensino Médio e identificou-se neles a predominância do estilo de pensamento denominado de Flexível, por entender o Ensino Médio como geral sem ser genérico, incorporando o trabalho sem ser profissionalizante, no sentido estreito do termo. Mediante entrevistas semi-estruturadas realizadas com 32 professores de Biologia das diversas escolas de Ensino Médio do município de Santa Maria (RS) Brasil, constatou-se a presença de dois estilos que se intercalam no discurso dos professores: o Acadêmico e o Utilitário, com predomínio do segundo. Os resultados indicam que há indícios que levam a conclusão de que as diferentes interpretações dos textos oficiais devem-se, em parte, pela presença de diferentes estilos de pensamento. Este fator deve ser levado em conta tanto na formação inicial quanto na continuada de professores, a fim de minimizar a dificuldade de interlocução entre docentes e documentos oficiais, bem como fomentar a circulação intercoletiva de idéias.
Palavras Chave
currículo, parâmetros curriculares nacionais, ensino médio, DCN

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas