Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e professores de Biologia: dificuldades de interlocução.
Título
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e professores de Biologia: dificuldades de interlocução.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e professores de Biologia: dificuldades de interlocução.
Autor
Mary Ângela Leivas Amorim
Mary Ângela Leivas Amorim
Orientação
Edel Ern
Edel Ern
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com a promulgação da Lei nº 9.394/96 o sistema educacional brasileiro passou por uma reformulação de ensino. Por isto, foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estes documentos oficiais poderiam ser estudados e utilizados pelos docentes. Contudo, do contato mantido com professores em exercício no ensino de Biologia constatou-se que os mesmos interpretavam os textos oficiais de forma distinta daquelas presentes nos originais. Utilizando-se as categorias do médico polonês Fleck (1986), estilo de pensamento e coletivo de pensamento, buscou-se interpretar esta dificuldade de interlocução entre os documentos oficiais e os professores. Por conseguinte, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe diferença entre o estilo de pensamento dos professores e o dos documentos oficiais sobre as finalidades do ensino Biologia presente como uma disciplina nos currículos das escolas de ensino médio. Analisou-se, mais especificamente o texto dos PCNs para o Ensino Médio e identificou-se neles a predominância do estilo de pensamento denominado de Flexível, por entender o Ensino Médio como geral sem ser genérico, incorporando o trabalho sem ser profissionalizante, no sentido estreito do termo. Mediante entrevistas semi-estruturadas realizadas com 32 professores de Biologia das diversas escolas de Ensino Médio do município de Santa Maria (RS) Brasil, constatou-se a presença de dois estilos que se intercalam no discurso dos professores: o Acadêmico e o Utilitário, com predomínio do segundo. Os resultados indicam que há indícios que levam a conclusão de que as diferentes interpretações dos textos oficiais devem-se, em parte, pela presença de diferentes estilos de pensamento. Este fator deve ser levado em conta tanto na formação inicial quanto na continuada de professores, a fim de minimizar a dificuldade de interlocução entre docentes e documentos oficiais, bem como fomentar a circulação intercoletiva de idéias.
Com a promulgação da Lei nº 9.394/96 o sistema educacional brasileiro passou por uma reformulação de ensino. Por isto, foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estes documentos oficiais poderiam ser estudados e utilizados pelos docentes. Contudo, do contato mantido com professores em exercício no ensino de Biologia constatou-se que os mesmos interpretavam os textos oficiais de forma distinta daquelas presentes nos originais. Utilizando-se as categorias do médico polonês Fleck (1986), estilo de pensamento e coletivo de pensamento, buscou-se interpretar esta dificuldade de interlocução entre os documentos oficiais e os professores. Por conseguinte, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe diferença entre o estilo de pensamento dos professores e o dos documentos oficiais sobre as finalidades do ensino Biologia presente como uma disciplina nos currículos das escolas de ensino médio. Analisou-se, mais especificamente o texto dos PCNs para o Ensino Médio e identificou-se neles a predominância do estilo de pensamento denominado de Flexível, por entender o Ensino Médio como geral sem ser genérico, incorporando o trabalho sem ser profissionalizante, no sentido estreito do termo. Mediante entrevistas semi-estruturadas realizadas com 32 professores de Biologia das diversas escolas de Ensino Médio do município de Santa Maria (RS) Brasil, constatou-se a presença de dois estilos que se intercalam no discurso dos professores: o Acadêmico e o Utilitário, com predomínio do segundo. Os resultados indicam que há indícios que levam a conclusão de que as diferentes interpretações dos textos oficiais devem-se, em parte, pela presença de diferentes estilos de pensamento. Este fator deve ser levado em conta tanto na formação inicial quanto na continuada de professores, a fim de minimizar a dificuldade de interlocução entre docentes e documentos oficiais, bem como fomentar a circulação intercoletiva de idéias.
Palavras Chave
currículo, parâmetros curriculares nacionais, ensino médio, DCN
currículo, parâmetros curriculares nacionais, ensino médio, DCN
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
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