O ensino de ciências naturais e a biotecnologia: reflexões e representações.
Título
O ensino de ciências naturais e a biotecnologia: reflexões e representações.
O ensino de ciências naturais e a biotecnologia: reflexões e representações.
Autor
Jerry Adriane Pinto de Andrade
Jerry Adriane Pinto de Andrade
Orientação
Marilene Henning Vainstein
Marilene Henning Vainstein
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O Mundo globalizado na sua diversidade, competitividade e acelerado progresso científico, vem exigindo cada vez mais dos indivíduos competências cognitivas específicas para gestão de sua vida nas dimensões pessoal, social, política, econômica e profissional. Nesse cenário, a alfabetização científica e tecnológica configura-se como um elemento valioso para o desenvolvimento do conhecimento e construtos mentais que viabilizem a inserção do sujeito na sociedade de forma autônoma, responsável, crítica e ética. Nessa perspectiva, a proposta de desenvolver esse trabalho surgiu na necessidade de refletir sobre o ensino de ciências naturais e de que forma poderemos promover essa alfabetização científica e tecnológica, indispensável para a inserção do sujeito no atual contexto social. Partindo dos pressupostos acima, procuramos vivenciar a produção do conhecimento científico no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como referenciais teóricos os trabalhos de epistemologia genética de Jean Piaget, e complementando com representações sociais de Moscovici. Em seguida, foram realizadas avaliações das práticas de ensino de Ciências Naturais nos níveis fundamental e médio em escolas da rede pública e particular da cidade de Salvador e da 11ª CRE (Coordenador Regional de Educação) no Rio Grande do Sul. Numa perspectiva descritiva e exploratória, foram realizadas análises da situação do ensino de Ciências Naturais, utilizando-se cinco categorias: 1) Epistemologia do professor; 2) Livro didático; 3) Abordagem didático-pedagógica; 4) Representações biotecnológicas; 5) Biotecnologia e o ensino de Ciências Naturais. Simultaneamente com as análises dos resultados, emergiram reflexões no sentido da melhoria da situação didático-pedagógica do ensino de Ciências Naturais.
O Mundo globalizado na sua diversidade, competitividade e acelerado progresso científico, vem exigindo cada vez mais dos indivíduos competências cognitivas específicas para gestão de sua vida nas dimensões pessoal, social, política, econômica e profissional. Nesse cenário, a alfabetização científica e tecnológica configura-se como um elemento valioso para o desenvolvimento do conhecimento e construtos mentais que viabilizem a inserção do sujeito na sociedade de forma autônoma, responsável, crítica e ética. Nessa perspectiva, a proposta de desenvolver esse trabalho surgiu na necessidade de refletir sobre o ensino de ciências naturais e de que forma poderemos promover essa alfabetização científica e tecnológica, indispensável para a inserção do sujeito no atual contexto social. Partindo dos pressupostos acima, procuramos vivenciar a produção do conhecimento científico no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como referenciais teóricos os trabalhos de epistemologia genética de Jean Piaget, e complementando com representações sociais de Moscovici. Em seguida, foram realizadas avaliações das práticas de ensino de Ciências Naturais nos níveis fundamental e médio em escolas da rede pública e particular da cidade de Salvador e da 11ª CRE (Coordenador Regional de Educação) no Rio Grande do Sul. Numa perspectiva descritiva e exploratória, foram realizadas análises da situação do ensino de Ciências Naturais, utilizando-se cinco categorias: 1) Epistemologia do professor; 2) Livro didático; 3) Abordagem didático-pedagógica; 4) Representações biotecnológicas; 5) Biotecnologia e o ensino de Ciências Naturais. Simultaneamente com as análises dos resultados, emergiram reflexões no sentido da melhoria da situação didático-pedagógica do ensino de Ciências Naturais.
Palavras Chave
ensino, ciências naturais, biotecnologia, prática pedagógica, alfabetização científica.
ensino, ciências naturais, biotecnologia, prática pedagógica, alfabetização científica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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