Bioinformática: um estudo sobre a sua importância e aplicação na aprendizagem em ciências no ensino médio.
Título
Bioinformática: um estudo sobre a sua importância e aplicação na aprendizagem em ciências no ensino médio.
Bioinformática: um estudo sobre a sua importância e aplicação na aprendizagem em ciências no ensino médio.
Educação em Ciências e Matemática
Autor
Jorge Alberto Araújo de Andrade
Jorge Alberto Araújo de Andrade
Orientação
Osmar Norberto de Souza
Osmar Norberto de Souza
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Neste estudo é apresentada uma investigação realizada entre agosto de 2003 e novembro de 2004, sobre a Bioinformática, sua origem, importância e viabilidade de utilizá-la como apoio pedagógico na aprendizagem em Ciências, mais especificamente em Biologia. A relevância do tema pode ser constatada nas respostas obtidas com os Professores entrevistados, todos com regência de classe em Biologia em Escolas, das redes de ensino público e privado, da cidade de Porto Alegre. A análise dos dados obtidos na amostragem dá condições para que sejam salientadas algumas alternativas operacionais apresentadas por esses Professores, e importantes para o êxito dessa nova proposta, que consistem na instrumentalização das Escolas com computadores dotados de recursos de multimídia, software livre e conexão à Internet, mudança de atitude do Professor em sala-de-aula, através da aquisição de conhecimentos que o habilite para o desenvolvimento de alguns assuntos da Biologia no Ensino Médio, fazendo uso desse avanço tecnológico chamado Bioinformática. A partir das falas dos Professores é possível verificar que os insumos necessários, por um pequeno custo, podem incrementar a compreensão e aprendizagem dos temas biológicos sugeridos pelos entrevistados, bem como servirem de estímulo para uma maior participação e engajamento do aluno em sala de aula.
Neste estudo é apresentada uma investigação realizada entre agosto de 2003 e novembro de 2004, sobre a Bioinformática, sua origem, importância e viabilidade de utilizá-la como apoio pedagógico na aprendizagem em Ciências, mais especificamente em Biologia. A relevância do tema pode ser constatada nas respostas obtidas com os Professores entrevistados, todos com regência de classe em Biologia em Escolas, das redes de ensino público e privado, da cidade de Porto Alegre. A análise dos dados obtidos na amostragem dá condições para que sejam salientadas algumas alternativas operacionais apresentadas por esses Professores, e importantes para o êxito dessa nova proposta, que consistem na instrumentalização das Escolas com computadores dotados de recursos de multimídia, software livre e conexão à Internet, mudança de atitude do Professor em sala-de-aula, através da aquisição de conhecimentos que o habilite para o desenvolvimento de alguns assuntos da Biologia no Ensino Médio, fazendo uso desse avanço tecnológico chamado Bioinformática. A partir das falas dos Professores é possível verificar que os insumos necessários, por um pequeno custo, podem incrementar a compreensão e aprendizagem dos temas biológicos sugeridos pelos entrevistados, bem como servirem de estímulo para uma maior participação e engajamento do aluno em sala de aula.
Palavras Chave
bioinformática, informática aplicada, biologia, proposta pedagógica
bioinformática, informática aplicada, biologia, proposta pedagógica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos