Bioinformática: um estudo sobre a sua importância e aplicação na aprendizagem em ciências no ensino médio.

Título
Bioinformática: um estudo sobre a sua importância e aplicação na aprendizagem em ciências no ensino médio.
Educação em Ciências e Matemática
Autor
Jorge Alberto Araújo de Andrade
Orientação
Osmar Norberto de Souza
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Neste estudo é apresentada uma investigação realizada entre agosto de 2003 e novembro de 2004, sobre a Bioinformática, sua origem, importância e viabilidade de utilizá-la como apoio pedagógico na aprendizagem em Ciências, mais especificamente em Biologia. A relevância do tema pode ser constatada nas respostas obtidas com os Professores entrevistados, todos com regência de classe em Biologia em Escolas, das redes de ensino público e privado, da cidade de Porto Alegre. A análise dos dados obtidos na amostragem dá condições para que sejam salientadas algumas alternativas operacionais apresentadas por esses Professores, e importantes para o êxito dessa nova proposta, que consistem na instrumentalização das Escolas com computadores dotados de recursos de multimídia, software livre e conexão à Internet, mudança de atitude do Professor em sala-de-aula, através da aquisição de conhecimentos que o habilite para o desenvolvimento de alguns assuntos da Biologia no Ensino Médio, fazendo uso desse avanço tecnológico chamado Bioinformática. A partir das falas dos Professores é possível verificar que os insumos necessários, por um pequeno custo, podem incrementar a compreensão e aprendizagem dos temas biológicos sugeridos pelos entrevistados, bem como servirem de estímulo para uma maior participação e engajamento do aluno em sala de aula.
Palavras Chave
bioinformática, informática aplicada, biologia, proposta pedagógica

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos