Aula de Química Discurso e conhecimento
Título
Aula de Química Discurso e conhecimento
Aula de Química Discurso e conhecimento
Educação
Autor
Andréa Horta Machado
Andréa Horta Machado
Orientação
Ana Luiza Bustamante Smolka
Ana Luiza Bustamante Smolka
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho é buscar compreender e dar visibilidade às relações entre a construção do conhecimento químico e o discurso. Assim, analisa-se, a partir das contribuições da perspectiva histórico cultural, cinco momentos discursivos de aulas da disciplina de Química Geral, oferecida no primeiro ano do Colégio Técnico da UFMG. A principal questão investigada relaciona-se às condições concretas de elaboração do conhecimento na sala de aula de Química. Como estas condições interferem, marcam, diversificam ou constituem o processo de construção de conhecimentos químicos Como os alunos e a professora participam do processo de elaboração coletiva do conhecimento Que objetos de conhecimento estão sendo elaborados e como Assumindo que é na dinâmica das interações que a significação se produz, enfocamos os processos de enunciação na aula de Química, procurando relacionar construção de conhecimento e produção de sentido. As análises dos momentos discursivos tornaram visíveis: 1. modos de apropriação das palavras e do conhecimento historicamente construído; 2. modos de elaboração conceitual relacionados a restrições de sentido nas relações de ensino, e 3. modos de participação dos sujeitos na elaboração de formas de pensamento químico. Com base nessas análises, discutimos a relação constitutiva pensamento/linguagem, bem como as implicações desse modo de compreender conhecimento e discurso para as relações de ensino.
O objetivo deste trabalho é buscar compreender e dar visibilidade às relações entre a construção do conhecimento químico e o discurso. Assim, analisa-se, a partir das contribuições da perspectiva histórico cultural, cinco momentos discursivos de aulas da disciplina de Química Geral, oferecida no primeiro ano do Colégio Técnico da UFMG. A principal questão investigada relaciona-se às condições concretas de elaboração do conhecimento na sala de aula de Química. Como estas condições interferem, marcam, diversificam ou constituem o processo de construção de conhecimentos químicos Como os alunos e a professora participam do processo de elaboração coletiva do conhecimento Que objetos de conhecimento estão sendo elaborados e como Assumindo que é na dinâmica das interações que a significação se produz, enfocamos os processos de enunciação na aula de Química, procurando relacionar construção de conhecimento e produção de sentido. As análises dos momentos discursivos tornaram visíveis: 1. modos de apropriação das palavras e do conhecimento historicamente construído; 2. modos de elaboração conceitual relacionados a restrições de sentido nas relações de ensino, e 3. modos de participação dos sujeitos na elaboração de formas de pensamento químico. Com base nessas análises, discutimos a relação constitutiva pensamento/linguagem, bem como as implicações desse modo de compreender conhecimento e discurso para as relações de ensino.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Discurso; Construção do Conhecimento; Produção de Sentido.
Ensino-Aprendizagem; Discurso; Construção do Conhecimento; Produção de Sentido.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
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