Possibilidades e limites da aprendizagem baseada em problemas de ensino médio.
Título
Possibilidades e limites da aprendizagem baseada em problemas de ensino médio.
Possibilidades e limites da aprendizagem baseada em problemas de ensino médio.
Educação para a Ciência
Autor
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Orientação
Luciana Maria Lunardi Campos
Luciana Maria Lunardi Campos
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As pesquisas sobre o ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e propostas para essa área apontam para a necessidade do desenvolvimento da educação cientifica por meio de conteúdos contextualizados com o cotidiano dos alunos, com a história e filosofia da ciência e relação entre ciência/tecnologia/sociedade/ambiente (CTSA). Nesta perspectiva, o ensino de Biologia vem sendo discutido em relação a forma como os conteúdos são apresentados possibilitando a compreensão da ciência integrada e relevante ao cotidiano dos alunos, às estratégias de ensino. Nessa discussão, um referencial presente tem sido a concepção construtivista de ensino e de aprendizagem, na qual os conhecimentos prévios dos alunos e o desenvolvimento de atividades que possibilitem a construção do conhecimento são valorizados. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), desenvolvida inicialmente em escolas de Medicina, é uma proposta na qual a aprendizagem acontece pela resolução de problemas com grupos pequenos de alunos acompanhados por um tutor. Os problemas na ABP são abertos e possibilitam a aprendizagem contextualizada de conteúdos científicos. Desta forma, a ABP pode trazer contribuições para o ensino de Biologia. O desenvolvimento de uma proposta de ABP para o Ensino Médio deve levar em considerações diferenças que existem entre esse nível de ensino e o nível universitário. Desta forma, objetivo do presente trabalho foi analisar uma proposta de ABP para o ensino médio e suas contribuições para o ensino de Biologia, identificando-se limitações e adequações necessárias para a organização das atividades nesse nível de ensino em escolas brasileiras. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado um ciclo com três problemas de zoologia, desenvolvido com dois grupos: um grupo de seis alunos (2005), uma turma da terceira séria do Ensino Médio e a professora de Biologia (2006). Esta pesquisa qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso. A coleta de dados com os dois grupos ocorreu por meio de questionários, entrevistas, observação e coleta de material elaborado pelos alunos. Análise dos dados envolveu a identificação da presença das características e dos componentes da ABP e o estabelecimento de três categorias de análise, permitindo-nos perceber que a proposta foi aceita pelos alunos e pela professora e que pode trazer contribuições para o ensino de Biologia, pois possibilitou a apresentação de conteúdos de forma contextualizada, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e interação entre os alunos em atividades em pequenos grupos. A análise dos dados nos permitiu considerar, ainda, que os limites da proposta estão relacionados com a quantidade de aulas no ensino médio, a compreensão da importância da atividade proposta e a falta de compromisso com os alunos. A análise das atividades possibilitou-nos perceber a necessidade de uma nova cultura de aprendizagem na qual a intenção dos alunos seja a de buscar o conhecimento. O desenvolvimento de uma proposta de ABP deve ser compreendido pelo professor como um conjunto de estratégias de ensino que devem ser refletidas e adequadas às suas necessidades e possibilidades para possibilitar um ensino contextualizado de Biologia.
As pesquisas sobre o ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e propostas para essa área apontam para a necessidade do desenvolvimento da educação cientifica por meio de conteúdos contextualizados com o cotidiano dos alunos, com a história e filosofia da ciência e relação entre ciência/tecnologia/sociedade/ambiente (CTSA). Nesta perspectiva, o ensino de Biologia vem sendo discutido em relação a forma como os conteúdos são apresentados possibilitando a compreensão da ciência integrada e relevante ao cotidiano dos alunos, às estratégias de ensino. Nessa discussão, um referencial presente tem sido a concepção construtivista de ensino e de aprendizagem, na qual os conhecimentos prévios dos alunos e o desenvolvimento de atividades que possibilitem a construção do conhecimento são valorizados. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), desenvolvida inicialmente em escolas de Medicina, é uma proposta na qual a aprendizagem acontece pela resolução de problemas com grupos pequenos de alunos acompanhados por um tutor. Os problemas na ABP são abertos e possibilitam a aprendizagem contextualizada de conteúdos científicos. Desta forma, a ABP pode trazer contribuições para o ensino de Biologia. O desenvolvimento de uma proposta de ABP para o Ensino Médio deve levar em considerações diferenças que existem entre esse nível de ensino e o nível universitário. Desta forma, objetivo do presente trabalho foi analisar uma proposta de ABP para o ensino médio e suas contribuições para o ensino de Biologia, identificando-se limitações e adequações necessárias para a organização das atividades nesse nível de ensino em escolas brasileiras. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado um ciclo com três problemas de zoologia, desenvolvido com dois grupos: um grupo de seis alunos (2005), uma turma da terceira séria do Ensino Médio e a professora de Biologia (2006). Esta pesquisa qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso. A coleta de dados com os dois grupos ocorreu por meio de questionários, entrevistas, observação e coleta de material elaborado pelos alunos. Análise dos dados envolveu a identificação da presença das características e dos componentes da ABP e o estabelecimento de três categorias de análise, permitindo-nos perceber que a proposta foi aceita pelos alunos e pela professora e que pode trazer contribuições para o ensino de Biologia, pois possibilitou a apresentação de conteúdos de forma contextualizada, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e interação entre os alunos em atividades em pequenos grupos. A análise dos dados nos permitiu considerar, ainda, que os limites da proposta estão relacionados com a quantidade de aulas no ensino médio, a compreensão da importância da atividade proposta e a falta de compromisso com os alunos. A análise das atividades possibilitou-nos perceber a necessidade de uma nova cultura de aprendizagem na qual a intenção dos alunos seja a de buscar o conhecimento. O desenvolvimento de uma proposta de ABP deve ser compreendido pelo professor como um conjunto de estratégias de ensino que devem ser refletidas e adequadas às suas necessidades e possibilidades para possibilitar um ensino contextualizado de Biologia.
Palavras Chave
ensino de biologia, resolução de problemas, aprendizagem, proposta de ensino
ensino de biologia, resolução de problemas, aprendizagem, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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