O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio
Título
O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio
O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio
Ensino de Ciências
Autor
Solange Fonseca Santos Andrade
Solange Fonseca Santos Andrade
Orientação
Cesar Augusto Amaral Nunes
Cesar Augusto Amaral Nunes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O protagonismo juvenil como estratégia pedagógica, é utilizado em projetos educacionais com objetivos que pretendem alcançar os níveis sociais e pedagógicos, basicamente o exercício da cidadania e a aprendizagem de conhecimento nas diversas áreas curriculares. Porém, a grande maioria desses projetos, incentivados por organizações não-governamentais, acabam por infatizar apenas os aspectos sociais deixando em segundo plano a ênfase na aprendizagem de conhecimentos específicos da esfera escolar. Nesta pesquisa avaliamos como os alunos exercem o protagonismo juvenil em um projeto específico da área de física, onde a aprendizagem de conhecimentos científicos é colocada em primeiro plano sem ignorar os ganhos nos aspectos sociais que podem emergir do processo de desenvolvimento do projeto. O projeto utilizado foi o projeto Labvirt da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo aplicado na Escola Estadual Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho com alunos do Ensino Médio. A análise do protagonismo juvenil neste projeto mostrou que os alunos apresentaram motivação nas aulas, autonomia na condução das atividades propostas, resgate de auto-estima, além de desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Os alunos conseguem relacionar conceitos e teorias físicas com situações cotidianas e apresentam uma preocupação em validar o conhecimento utilizado no desenvolvimento das simulações, bem como, repassá-lo para a comunidade.
O protagonismo juvenil como estratégia pedagógica, é utilizado em projetos educacionais com objetivos que pretendem alcançar os níveis sociais e pedagógicos, basicamente o exercício da cidadania e a aprendizagem de conhecimento nas diversas áreas curriculares. Porém, a grande maioria desses projetos, incentivados por organizações não-governamentais, acabam por infatizar apenas os aspectos sociais deixando em segundo plano a ênfase na aprendizagem de conhecimentos específicos da esfera escolar. Nesta pesquisa avaliamos como os alunos exercem o protagonismo juvenil em um projeto específico da área de física, onde a aprendizagem de conhecimentos científicos é colocada em primeiro plano sem ignorar os ganhos nos aspectos sociais que podem emergir do processo de desenvolvimento do projeto. O projeto utilizado foi o projeto Labvirt da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo aplicado na Escola Estadual Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho com alunos do Ensino Médio. A análise do protagonismo juvenil neste projeto mostrou que os alunos apresentaram motivação nas aulas, autonomia na condução das atividades propostas, resgate de auto-estima, além de desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Os alunos conseguem relacionar conceitos e teorias físicas com situações cotidianas e apresentam uma preocupação em validar o conhecimento utilizado no desenvolvimento das simulações, bem como, repassá-lo para a comunidade.
Palavras Chave
física, ensino, ensino médio, protagonismo juvenil, proposta de ensino
física, ensino, ensino médio, protagonismo juvenil, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno