O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio

Título
O protagonismo juvenil no ensino de física: alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio
Ensino de Ciências
Autor
Solange Fonseca Santos Andrade
Orientação
Cesar Augusto Amaral Nunes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O protagonismo juvenil como estratégia pedagógica, é utilizado em projetos educacionais com objetivos que pretendem alcançar os níveis sociais e pedagógicos, basicamente o exercício da cidadania e a aprendizagem de conhecimento nas diversas áreas curriculares. Porém, a grande maioria desses projetos, incentivados por organizações não-governamentais, acabam por infatizar apenas os aspectos sociais deixando em segundo plano a ênfase na aprendizagem de conhecimentos específicos da esfera escolar. Nesta pesquisa avaliamos como os alunos exercem o protagonismo juvenil em um projeto específico da área de física, onde a aprendizagem de conhecimentos científicos é colocada em primeiro plano sem ignorar os ganhos nos aspectos sociais que podem emergir do processo de desenvolvimento do projeto. O projeto utilizado foi o projeto Labvirt da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo aplicado na Escola Estadual Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho com alunos do Ensino Médio. A análise do protagonismo juvenil neste projeto mostrou que os alunos apresentaram motivação nas aulas, autonomia na condução das atividades propostas, resgate de auto-estima, além de desenvolverem trabalhos interdisciplinares. Os alunos conseguem relacionar conceitos e teorias físicas com situações cotidianas e apresentam uma preocupação em validar o conhecimento utilizado no desenvolvimento das simulações, bem como, repassá-lo para a comunidade.
Palavras Chave
física, ensino, ensino médio, protagonismo juvenil, proposta de ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno