Prática de ensino em Biologia: análise na formação de professores em uma instituição do Paraná - Estudo de Caso.
Título
Prática de ensino em Biologia: análise na formação de professores em uma instituição do Paraná - Estudo de Caso.
Prática de ensino em Biologia: análise na formação de professores em uma instituição do Paraná - Estudo de Caso.
Autor
Izabel Cristina Todeschini Andreatta
Izabel Cristina Todeschini Andreatta
Orientação
Antonio Batista Pereira
Antonio Batista Pereira
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo investiga a disciplina Prática de Ensino, tanto em relação ao contexto histórico quanto à importância no currículo do docente. Também é investigado aspectos relacionados à legislação e análise da Prática no Ensino de Biologia. Apesar dos problemas relacionados à formação inicial serem conhecidos a disciplina de Prática de Ensino, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, vem passando por reestruturações exigidas pelo atual modelo de legislação educacional. Esse modelo refere-se a importância da Prática de Ensino, justificando o acréscimo em horas-aula nos cursos de licenciaturas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em relação a disciplina prática de ensino, principalmente em trabalhos apresentados na Escolas de Verão e Encontros de Perspectivas em Ensino de Biologia. Os trabalhos analisados apresentavam relatos referentes a aspectos históricos e mudanças curriculares referentes ao assunto. Após a investigação bibliográfica, analisou-se esta disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Biologia de uma Instituição privada de Ensino Superior do Paraná. Essa instituição atende alunos de diferentes regiões do Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio grande do Sul. Ao investigar a disciplina Prática de Ensino em Biologia, suas formas alternativas de metodologia de ensino, a pesquisa busca fazer um diagnóstico da Prática de Ensino destes eventos com a realidade do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários. Estes foram aplicados a professora de prática de ensino, estudantes e egressos da instituição pesquisada. Os dados coletados foram analisados através do conteúdo das respostas, onde foram agrupadas em categorias. A pesquisa foi desenvolvida no sentido de conhecer as ações pedagógicas, identificar as necessidades formativas e perspectivas futuras. Através deste trabalho verificamos que a oportunidade de uma prática associada a teoria, permeada pela pesquisa de sala de aula e sua reflexão, são pontos a serem considerados na formação inicial dos professores de Biologia. Mudança no desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino poderá ser uma das principais alternativas para a solução dos problemas relacionados a formação inicial. Os resultados dos dados coletados demonstram que a prática de sala de aula, a vivência e reflexão, bem como a pesquisa devem fazer parte da formação inicial . Desta forma a disciplina Prática de Ensino poderia estar contribuindo para a formação de um profissional competente, criativo, dinâmico e contextualizado. Também, é importante que a prática docente seja fundamentada na formação de um professor com perfil adequado às Diretrizes Curriculares em Biologia.
O presente estudo investiga a disciplina Prática de Ensino, tanto em relação ao contexto histórico quanto à importância no currículo do docente. Também é investigado aspectos relacionados à legislação e análise da Prática no Ensino de Biologia. Apesar dos problemas relacionados à formação inicial serem conhecidos a disciplina de Prática de Ensino, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, vem passando por reestruturações exigidas pelo atual modelo de legislação educacional. Esse modelo refere-se a importância da Prática de Ensino, justificando o acréscimo em horas-aula nos cursos de licenciaturas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em relação a disciplina prática de ensino, principalmente em trabalhos apresentados na Escolas de Verão e Encontros de Perspectivas em Ensino de Biologia. Os trabalhos analisados apresentavam relatos referentes a aspectos históricos e mudanças curriculares referentes ao assunto. Após a investigação bibliográfica, analisou-se esta disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Biologia de uma Instituição privada de Ensino Superior do Paraná. Essa instituição atende alunos de diferentes regiões do Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio grande do Sul. Ao investigar a disciplina Prática de Ensino em Biologia, suas formas alternativas de metodologia de ensino, a pesquisa busca fazer um diagnóstico da Prática de Ensino destes eventos com a realidade do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários. Estes foram aplicados a professora de prática de ensino, estudantes e egressos da instituição pesquisada. Os dados coletados foram analisados através do conteúdo das respostas, onde foram agrupadas em categorias. A pesquisa foi desenvolvida no sentido de conhecer as ações pedagógicas, identificar as necessidades formativas e perspectivas futuras. Através deste trabalho verificamos que a oportunidade de uma prática associada a teoria, permeada pela pesquisa de sala de aula e sua reflexão, são pontos a serem considerados na formação inicial dos professores de Biologia. Mudança no desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino poderá ser uma das principais alternativas para a solução dos problemas relacionados a formação inicial. Os resultados dos dados coletados demonstram que a prática de sala de aula, a vivência e reflexão, bem como a pesquisa devem fazer parte da formação inicial . Desta forma a disciplina Prática de Ensino poderia estar contribuindo para a formação de um profissional competente, criativo, dinâmico e contextualizado. Também, é importante que a prática docente seja fundamentada na formação de um professor com perfil adequado às Diretrizes Curriculares em Biologia.
Palavras Chave
formação de professores, ensino de ciências, prática de ensino, formação inicial
formação de professores, ensino de ciências, prática de ensino, formação inicial
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
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