Aulas de Ciências Naturais: Interações discursivas e construção de conhecimentos.
Título
Aulas de Ciências Naturais: Interações discursivas e construção de conhecimentos.
Aulas de Ciências Naturais: Interações discursivas e construção de conhecimentos.
Autor
Neusa Andreolla
Neusa Andreolla
Orientação
Neiva Ignês Grando
Neiva Ignês Grando
Instituição
UPF
UPF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Passo Fundo/RS
Passo Fundo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem por objeto as aulas de ciências naturais desenvolvidas numa turma de quinta série do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Passo Fundo/RS. Com base no pressuposto de que a pesquisa da própria prática possibilita a reflexão crítica da ação pedagógica e sua conseqüente reconstrução, decidiu-se observar as aulas de ciências naturais, falar/pensar sobre elas na condição de professora-pesquisadora. Assumindo que é na dinâmica interativa que os significados são elaborados, o estudo enfoca o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento escolar no contexto intersubjetivo de sala de aula, dando destaque à relação entre discurso e conhecimento. Mais especificamente, objetiva-se compreender o modo como os processos interativos e dialógicos entre os estudantes e a professora e entre os próprios estudantes interferem, marcam, diversificam ou constituem o processo de elaboração coletiva do conhecimento no espaço social de sala de aula. Com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky e da teoria da enunciação de Bakhtin, analisam-se os trabalhos escritos elaborados pelos estudantes e oito seqüências discursivas que compõem o episódio de ensino relacionado à construção de um modelo de representação químico-molecular da água. As análises tornaram visível a multiplicidade de sentidos presentes nas concepções dos estudantes, o movimento de restrição de sentidos e de ressignificação que acontece no espaço social de sala de aula e os diferentes modos de participação dos sujeitos na elaboração do conhecimento intersubjetivo. Com base nessas análises, infere-se que o processo de elaboração conjunta do conhecimento na sala de aula envolve um diálogo entre os discursos cotidianos e o discurso científico-escolar, no qual a linguagem tem tanto uma função comunicativa de transmitir significados como uma função constitutiva de novas formas de pensar e significar. Além disso, ressalta-se a importância da pesquisa da própria prática no processo de produção de novos conhecimentos, capazes de ampliar o grau de compreensão do fenômeno educativo, bem como de possibilitar ao professor a reflexão e modificação consciente de sua prática pedagógica.
Este trabalho tem por objeto as aulas de ciências naturais desenvolvidas numa turma de quinta série do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Passo Fundo/RS. Com base no pressuposto de que a pesquisa da própria prática possibilita a reflexão crítica da ação pedagógica e sua conseqüente reconstrução, decidiu-se observar as aulas de ciências naturais, falar/pensar sobre elas na condição de professora-pesquisadora. Assumindo que é na dinâmica interativa que os significados são elaborados, o estudo enfoca o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento escolar no contexto intersubjetivo de sala de aula, dando destaque à relação entre discurso e conhecimento. Mais especificamente, objetiva-se compreender o modo como os processos interativos e dialógicos entre os estudantes e a professora e entre os próprios estudantes interferem, marcam, diversificam ou constituem o processo de elaboração coletiva do conhecimento no espaço social de sala de aula. Com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky e da teoria da enunciação de Bakhtin, analisam-se os trabalhos escritos elaborados pelos estudantes e oito seqüências discursivas que compõem o episódio de ensino relacionado à construção de um modelo de representação químico-molecular da água. As análises tornaram visível a multiplicidade de sentidos presentes nas concepções dos estudantes, o movimento de restrição de sentidos e de ressignificação que acontece no espaço social de sala de aula e os diferentes modos de participação dos sujeitos na elaboração do conhecimento intersubjetivo. Com base nessas análises, infere-se que o processo de elaboração conjunta do conhecimento na sala de aula envolve um diálogo entre os discursos cotidianos e o discurso científico-escolar, no qual a linguagem tem tanto uma função comunicativa de transmitir significados como uma função constitutiva de novas formas de pensar e significar. Além disso, ressalta-se a importância da pesquisa da própria prática no processo de produção de novos conhecimentos, capazes de ampliar o grau de compreensão do fenômeno educativo, bem como de possibilitar ao professor a reflexão e modificação consciente de sua prática pedagógica.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, ensino de ciência, currículo, interações discursivas, prática pedagógica.
ensino-aprendizagem, ensino de ciência, currículo, interações discursivas, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos