Representações e experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente, Pouso Alto - MG

Título
Representações e experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente, Pouso Alto - MG
Autor
Adriana Andrés
Orientação
Denise de Freitas
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2005
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considerando a importância e a necessidade do desenvolvimento da Educação Ambiental para a compreensão dos aspectos que permeiam as relações entre os seres humanos e a natureza objetivando estabelecer entre estes maior harmonia, o presente trabalho busca identificar as representações e as experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente. Este estudo foi desenvolvido no município de Pouso Alto - MG com uma comunidade rural e com aproximadamente 55% dos professores das duas escolas públicas do meio urbano deste município que lecionam aos alunos desta comunidade. O procedimento metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando para o levantamento dos dados questionários com o grupo de professores e entrevistas com a comunidade. A análise dos resultados permitiu verificar que as representações antropocêntricas são mais freqüentes entre os professores, enquanto que as representações naturalistas predominam entre os alunos e as que se traduzem como um tipo de naturalista emotiva, significando "um estado de espírito" (sentimento) estão mais presentes entre os pais. Verificou-se que as representações tradicionais de EA, enfatizando a perspectiva utilitarista ou conscientizadora, estão relacionadas com as representações de meio ambiente dos professores e influenciam suas práticas educativas. As práticas interdisciplinares, por sua vez, ainda são pouco compreendidas como integração e trabalho em conjunto das diferentes disciplinas. Todavia, é possível perceber a intenção dos professores em abordar a temática nas diversas áreas do conhecimento, embora os alunos freqüentemente apontem que as questões ambientais estejam sendo abordadas, na maioria das vezes, nas aulas de Ciências ou Biologia. Os problemas ambientais identificados por ambos os grupos e as mudanças no meio ambiente relatadas pela comunidade, freqüentemente referem-se à diminuição e poluição das águas, ao desmatamento e às queimadas muito comuns no contexto urbano-rural estudado. Conclui-se que, tanto os professores como os pais exercem influência nos valores e idéias que permeiam as representações dos alunos, indicando a necessidade de refletir a educação sob uma perspectiva crítica, a fim de possibilitar aos diferentes grupos uma compreensão mais profunda e ação mais efetiva, essenciais à melhoria da qualidade ambiental.
Palavras Chave
educação ambiental, representação social, prática educativa.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno