O processo de definição de princípios que fundamentam o ensino de Ciências Naturais.

Título
O processo de definição de princípios que fundamentam o ensino de Ciências Naturais.
Autor
Thelli Camargo Faria
Orientação
Neiva Ignês Grando
Instituição
UPF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
FE
Ano
2003
Cidade / UF
Passo Fundo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta dissertação trata do ensino de ciências naturais e torna por base a literatura e a experiência de educadoras de uma escola do Rio Grande do Sul. Analisa-se as falas e algumas práticas das educadoras de ciências na escola através de discussões em grupo e de reflexões. Foram feitas, em um primeiro momento, entrevistas semi-estruturadas que serviram analisar o primeiro momento de estudo com as professoras. A fundamentação teórica serviu de base para análise das entrevistas e as observações feitas nas discussões. Os encontros foram realizados quinzenalmente, de agosto de 2001 a junho de 2002. Assume-se a linha teórica histórico-cultural, dialética e problematizadora do processo educativo. Alguns princípios foram destacados embasados na teoria histórico-cultural e de ação dialógica. No momento da análise identificaram-se outros fundamentos emergidos no estudo e nas falas das professoras que foram traduzidos, em conjunto com os dos autores já citados organizando-os em três grandes categorias conforme suas associações (organização do conhecimento, interação social e síntese cultural e atuação didático-pedagógica). Nos resultados destaca-se uma pequena aproximação com as teorias da educação, metodologia e concepção de conceitos educativos. Trabalhou-se a reflexão das problemáticas no ensino de ciência, diagnosticando um ensino tradicional, tendo como molde o ensino oferecido também durante a graduação e o processo da emancipação na construção do conhecimento interagindo com as realidades do cotidiano e sua inserção na sociedade, o que possibilitou maior contato com teorias educacionais e pesquisas científicas. Com este estudo, identifica-se o transitar de duas formas de pensamento, o tradicional e o libertador. Dessa forma, descreve-se o processo de definição dos princípios que fundamentam o ensino de ciências naturais e que podem auxiliar nas propostas político-pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
Palavras Chave
ensino, ciências naturais, princípios pedagógicos, concepções de professores, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor