O enfoque dado às questões ambientais na escola: um estudo de caso em Santa Cruz dos Navegantes.
Título
O enfoque dado às questões ambientais na escola: um estudo de caso em Santa Cruz dos Navegantes.
O enfoque dado às questões ambientais na escola: um estudo de caso em Santa Cruz dos Navegantes.
Autor
Enio Almeida dos Anjos
Enio Almeida dos Anjos
Orientação
Nereide Saviani
Nereide Saviani
Instituição
UNISANTOS
UNISANTOS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Santos/SP
Santos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta dissertação consiste em estudo de caso, que analisa o trabalho de professores do Ensino Básico, em torno das questões ambientais, numa escola pública da rede estadual, ligada a uma comunidade que evidencia grande variedade de ecossistemas litorâneos, que vêm sendo gradativamente impactados pela ação humana. Trata-se da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, situada no município do Guarujá, Estado de São Paulo, que abriga espaços naturais caracterizados pela presença de trechos de Mata Atlântica, praia, manguezal e costão rochoso. A comunidade em estudo possui apenas uma unidade escolar, a Escola Nossa Senhora dos Navegantes, que atualmente atende alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as maneiras pelas quais a escola trabalha a questão ambiental; averiguar se existem ações que visam a formar uma consciência ecológica entre os alunos; pesquisar a existência de projetos ambientais desenvolvidos pelos próprios professores ou por alguma entidade e como se dá a interação da unidade de ensino com projetos ambientais alternativos. Foram realizadas observações do cotidiano escolar, entrevistas com o corpo docente, levantamentos sobre projetos ambientais alternativos desenvolvidos com os alunos e estudo das questões mais significativas que degradam a natureza local. A análise foi feita à luz de contribuições teóricas e reflexões acerca da importância da prática da Educação Ambiental. O estudo revela que há, na escola, a preocupação com os problemas ambientais da comunidade, embora os professores, em suas respectivas áreas de conhecimento, apresentem dificuldades em contemplar as orientações relativas ao trabalho interdisciplinar e à abordagem de questões mais amplas que permitam a compreensão dos problemas ambientais contemporâneos no âmbito das relações sociais, econômicas, políticas, culturais.
Esta dissertação consiste em estudo de caso, que analisa o trabalho de professores do Ensino Básico, em torno das questões ambientais, numa escola pública da rede estadual, ligada a uma comunidade que evidencia grande variedade de ecossistemas litorâneos, que vêm sendo gradativamente impactados pela ação humana. Trata-se da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, situada no município do Guarujá, Estado de São Paulo, que abriga espaços naturais caracterizados pela presença de trechos de Mata Atlântica, praia, manguezal e costão rochoso. A comunidade em estudo possui apenas uma unidade escolar, a Escola Nossa Senhora dos Navegantes, que atualmente atende alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as maneiras pelas quais a escola trabalha a questão ambiental; averiguar se existem ações que visam a formar uma consciência ecológica entre os alunos; pesquisar a existência de projetos ambientais desenvolvidos pelos próprios professores ou por alguma entidade e como se dá a interação da unidade de ensino com projetos ambientais alternativos. Foram realizadas observações do cotidiano escolar, entrevistas com o corpo docente, levantamentos sobre projetos ambientais alternativos desenvolvidos com os alunos e estudo das questões mais significativas que degradam a natureza local. A análise foi feita à luz de contribuições teóricas e reflexões acerca da importância da prática da Educação Ambiental. O estudo revela que há, na escola, a preocupação com os problemas ambientais da comunidade, embora os professores, em suas respectivas áreas de conhecimento, apresentem dificuldades em contemplar as orientações relativas ao trabalho interdisciplinar e à abordagem de questões mais amplas que permitam a compreensão dos problemas ambientais contemporâneos no âmbito das relações sociais, econômicas, políticas, culturais.
Palavras Chave
educação ambiental, projetos alternativos, práticas pedagógicas, ecossistemas litorâneos, cotidiano escolar
educação ambiental, projetos alternativos, práticas pedagógicas, ecossistemas litorâneos, cotidiano escolar
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
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