O enfoque dado às questões ambientais na escola: um estudo de caso em Santa Cruz dos Navegantes.

Título
O enfoque dado às questões ambientais na escola: um estudo de caso em Santa Cruz dos Navegantes.
Autor
Enio Almeida dos Anjos
Orientação
Nereide Saviani
Instituição
UNISANTOS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Santos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta dissertação consiste em estudo de caso, que analisa o trabalho de professores do Ensino Básico, em torno das questões ambientais, numa escola pública da rede estadual, ligada a uma comunidade que evidencia grande variedade de ecossistemas litorâneos, que vêm sendo gradativamente impactados pela ação humana. Trata-se da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, situada no município do Guarujá, Estado de São Paulo, que abriga espaços naturais caracterizados pela presença de trechos de Mata Atlântica, praia, manguezal e costão rochoso. A comunidade em estudo possui apenas uma unidade escolar, a Escola Nossa Senhora dos Navegantes, que atualmente atende alunos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as maneiras pelas quais a escola trabalha a questão ambiental; averiguar se existem ações que visam a formar uma consciência ecológica entre os alunos; pesquisar a existência de projetos ambientais desenvolvidos pelos próprios professores ou por alguma entidade e como se dá a interação da unidade de ensino com projetos ambientais alternativos. Foram realizadas observações do cotidiano escolar, entrevistas com o corpo docente, levantamentos sobre projetos ambientais alternativos desenvolvidos com os alunos e estudo das questões mais significativas que degradam a natureza local. A análise foi feita à luz de contribuições teóricas e reflexões acerca da importância da prática da Educação Ambiental. O estudo revela que há, na escola, a preocupação com os problemas ambientais da comunidade, embora os professores, em suas respectivas áreas de conhecimento, apresentem dificuldades em contemplar as orientações relativas ao trabalho interdisciplinar e à abordagem de questões mais amplas que permitam a compreensão dos problemas ambientais contemporâneos no âmbito das relações sociais, econômicas, políticas, culturais.
Palavras Chave
educação ambiental, projetos alternativos, práticas pedagógicas, ecossistemas litorâneos, cotidiano escolar

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas