A linguagem escrita do livro didático de ciências de 8a série do ensino fundamental

Título
A linguagem escrita do livro didático de ciências de 8a série do ensino fundamental
Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP
Autor
Maria Covadonga Lopez Apostolico
Orientação
Luiz Roberto de Moraes Pitombo
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Multiunidades - USP
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa realizada buscou conhecer a linguagem da disciplina de Química em livros didáticos de Ciências da 8a série do Ensino Fundamental. No estudo de ciências, o aluno, cuja linguagem expressa sua forma de pensar e ver o mundo, é introduzido numa nova cultura, diferente do senso comum e que possui uma linguagem própria, a científica. Analisa livros didáticos que envolvem a linguagem de senso comum do aluno e a linguagem científica, com a intenção de perceber se a linguagem do livro está de acordo com o nível cognitivo do aluno que os utiliza e se constitui obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos de ciências. A pesquisa tem, também, como objetivo analisar se a linguagem do livro didático pode ofuscar a ruptura entre o conhecimento comum e o conhecimento científico e se os conceitos científicos abordados relacionam-se com a aplicação prática. Para esta finalidade foram selecionados dois livros didáticos de Ciências de grande tiragem nacional em 2002. A metodologia utilizada na análise é a Análise de Conteúdo de Bardin numa abordagem qualitativa. Analisa a linguagem dos livros pelos termos: fusão/derreter, combustão/queimar, ebulição/ferver e misturar/dissolver. Como referencial teórico utiliza as ideias de obstáculo epistemológico e ruptura de Bachelard e desenvolvimento cognitivo de Piaget, considerando a linguagem de fundamental importância na formação de conceitos. Como resultado da análise da linguagem escrita do livro didático, verifica evidências que apontam que esta pode vir a reforçar o conhecimento de senso comum do aluno por constituir obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos científicos. Percebe-se que o texto destes livros não procura em geral esclarecer diferenças entre a linguagem da ciência e a linguagem comum dificultando a percepção do rompimento do conhecimento científico com o conhecimento comum. A linguagem empregada é na maioria das vezes abstrata e distante do nível cognitivo do aluno. As aplicações práticas aparecem geralmente como ilustrações e não como questões dificultando a percepção da relação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. A pesquisa sugere uma atenção especial para os casos apontados e pretende estar contribuindo com os autores dos livros didáticos de Ciências quanto ao uso criterioso da linguagem e com os professores na reflexão de sua prática educativa e utilização dos mesmos e, consequentemente, com a melhora na qualidade do ensino nas escolas.
Palavras Chave
Livro Didático; Ensino-Aprendizagem; Linguagem Escrita; Obstáculos Epistemológicos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos