O lugar do erro na Educação Infantil: a construção do conhecimento das professoras
Título
O lugar do erro na Educação Infantil: a construção do conhecimento das professoras
O lugar do erro na Educação Infantil: a construção do conhecimento das professoras
Educação
Autor
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
Orientação
Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa qualitativa aqui apresentada focaliza o processo de elaboração do conhecimento de professoras de educação infantil, enfatizando o "saber fazer" e "saber explicar porque faz". Identifica o erro como uma questão relevante para compreender o saber docente, uma vez que se trata de um conceito chave na teoria construtivista, indicada como referencial de muitas propostas pedagógicas da educação infantil. A análise das concepções das professoras e dos processos de elaboração de saberes práticos se fez com base no campo de pesquisa sobre o saber docente. Para discussão e análise do que é conhecimento e erro, assim como de que forma a educação tem participado do processo de aquisição de conhecimento, a educação em Ciências, numa perspectiva construtivista, é reconhecida como campo de estudo privilegiado. A compreensão do lugar do erro na construção do conhecimento é fundamentada nos estudos piagetianos e ampliada com as discussões de Vygotsky sobre a formação dos conceitos. Na análise da educação infantil são identificados diferentes modelos educacionais presentes nas propostas formais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - e também nas práticas cotidianas dos fazeres docente. Os dados empíricos da pesquisa resultaram de material coletado através de questionário e registro em diário de bordo e vídeo-gravação de dez encontros com professores/as durante um curso de extensão (Ciência e Educação Infantil, em 1999), organizado em forma de oficinas para que os participantes pudessem planejar e refletir sobre a sua própria prática docente junto às crianças. A relevância da presente pesquisa está no fato de fomentar o início do debate que aproxima a educação infantil a dois campos de pesquisa que tem muito a contribuir: Educação em Ciências e Saber Docente. Por fim, o estudo afirma a importância de formulação de propostas de formação continuada, que proporcionem espaços para reflexão sobre a própria prática.
A pesquisa qualitativa aqui apresentada focaliza o processo de elaboração do conhecimento de professoras de educação infantil, enfatizando o "saber fazer" e "saber explicar porque faz". Identifica o erro como uma questão relevante para compreender o saber docente, uma vez que se trata de um conceito chave na teoria construtivista, indicada como referencial de muitas propostas pedagógicas da educação infantil. A análise das concepções das professoras e dos processos de elaboração de saberes práticos se fez com base no campo de pesquisa sobre o saber docente. Para discussão e análise do que é conhecimento e erro, assim como de que forma a educação tem participado do processo de aquisição de conhecimento, a educação em Ciências, numa perspectiva construtivista, é reconhecida como campo de estudo privilegiado. A compreensão do lugar do erro na construção do conhecimento é fundamentada nos estudos piagetianos e ampliada com as discussões de Vygotsky sobre a formação dos conceitos. Na análise da educação infantil são identificados diferentes modelos educacionais presentes nas propostas formais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - e também nas práticas cotidianas dos fazeres docente. Os dados empíricos da pesquisa resultaram de material coletado através de questionário e registro em diário de bordo e vídeo-gravação de dez encontros com professores/as durante um curso de extensão (Ciência e Educação Infantil, em 1999), organizado em forma de oficinas para que os participantes pudessem planejar e refletir sobre a sua própria prática docente junto às crianças. A relevância da presente pesquisa está no fato de fomentar o início do debate que aproxima a educação infantil a dois campos de pesquisa que tem muito a contribuir: Educação em Ciências e Saber Docente. Por fim, o estudo afirma a importância de formulação de propostas de formação continuada, que proporcionem espaços para reflexão sobre a própria prática.
Palavras Chave
Educação Infantil; Saber Docente; Erro; Formação Continuada; Educação em Ciências.
Educação Infantil; Saber Docente; Erro; Formação Continuada; Educação em Ciências.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
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Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor