O lugar do erro na Educação Infantil: a construção do conhecimento das professoras

Título
O lugar do erro na Educação Infantil: a construção do conhecimento das professoras
Educação
Autor
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
Orientação
Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa qualitativa aqui apresentada focaliza o processo de elaboração do conhecimento de professoras de educação infantil, enfatizando o "saber fazer" e "saber explicar porque faz". Identifica o erro como uma questão relevante para compreender o saber docente, uma vez que se trata de um conceito chave na teoria construtivista, indicada como referencial de muitas propostas pedagógicas da educação infantil. A análise das concepções das professoras e dos processos de elaboração de saberes práticos se fez com base no campo de pesquisa sobre o saber docente. Para discussão e análise do que é conhecimento e erro, assim como de que forma a educação tem participado do processo de aquisição de conhecimento, a educação em Ciências, numa perspectiva construtivista, é reconhecida como campo de estudo privilegiado. A compreensão do lugar do erro na construção do conhecimento é fundamentada nos estudos piagetianos e ampliada com as discussões de Vygotsky sobre a formação dos conceitos. Na análise da educação infantil são identificados diferentes modelos educacionais presentes nas propostas formais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - e também nas práticas cotidianas dos fazeres docente. Os dados empíricos da pesquisa resultaram de material coletado através de questionário e registro em diário de bordo e vídeo-gravação de dez encontros com professores/as durante um curso de extensão (Ciência e Educação Infantil, em 1999), organizado em forma de oficinas para que os participantes pudessem planejar e refletir sobre a sua própria prática docente junto às crianças. A relevância da presente pesquisa está no fato de fomentar o início do debate que aproxima a educação infantil a dois campos de pesquisa que tem muito a contribuir: Educação em Ciências e Saber Docente. Por fim, o estudo afirma a importância de formulação de propostas de formação continuada, que proporcionem espaços para reflexão sobre a própria prática.
Palavras Chave
Educação Infantil; Saber Docente; Erro; Formação Continuada; Educação em Ciências.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor