A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau
Título
A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau
A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau
Autor
Ana Cristina Arantes
Ana Cristina Arantes
Orientação
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho "A Educação FÃsica e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau†consiste em uma pesquisa realizada com 35 crianças da 1ª série com idade variando entre 7 a 8 anos, pertencentes a duas escolas de 1º grau: uma pública e outra particular. O objetivo deste estudo foi o de investigar as possÃveis contribuições da Educação FÃsica para a aquisição do conhecimento e das habilidades requeridas no processo de alfabetização. O foco de investigação consistiu na observação da prática da Educação FÃsica, a fim de verificar se os professores implementavam, de forma interdisciplinar, os conteúdos de LÃngua Portuguesa, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Estudos Sociais e Educação ArtÃstica. Baseando-nos na teoria de diversos autores consagrados, partimos do pressuposto de que a aprendizagem depende da convergência de inúmeros fatores, tais como os aspectos fÃsicos, psÃquicos, afetivos e cognitivos. Por isso, conferir um enfoque interdisciplinar ao ensino revelou-se uma condição importante para a aprendizagem que visa a favorecer o desenvolvimento global do aluno. Embora o referido enfoque seja algo relevante ao processo ensino-aprendizagem este estudo revelou que, em ambas as escolas, os conteúdos não receberam um tratamento interdisciplinar. Além das observações das análises, procuramos oferecer algumas sugestões capazes de viabilizar a prática interdisciplinar no ensino de 1º grau.
Este trabalho "A Educação FÃsica e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau†consiste em uma pesquisa realizada com 35 crianças da 1ª série com idade variando entre 7 a 8 anos, pertencentes a duas escolas de 1º grau: uma pública e outra particular. O objetivo deste estudo foi o de investigar as possÃveis contribuições da Educação FÃsica para a aquisição do conhecimento e das habilidades requeridas no processo de alfabetização. O foco de investigação consistiu na observação da prática da Educação FÃsica, a fim de verificar se os professores implementavam, de forma interdisciplinar, os conteúdos de LÃngua Portuguesa, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Estudos Sociais e Educação ArtÃstica. Baseando-nos na teoria de diversos autores consagrados, partimos do pressuposto de que a aprendizagem depende da convergência de inúmeros fatores, tais como os aspectos fÃsicos, psÃquicos, afetivos e cognitivos. Por isso, conferir um enfoque interdisciplinar ao ensino revelou-se uma condição importante para a aprendizagem que visa a favorecer o desenvolvimento global do aluno. Embora o referido enfoque seja algo relevante ao processo ensino-aprendizagem este estudo revelou que, em ambas as escolas, os conteúdos não receberam um tratamento interdisciplinar. Além das observações das análises, procuramos oferecer algumas sugestões capazes de viabilizar a prática interdisciplinar no ensino de 1º grau.
Palavras Chave
Trabalho; Família; Lazer; Exclusão
Trabalho; Família; Lazer; Exclusão
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.