A criança e o meio ambiente: uma proposta redimensionada de educação ambiental
Título
A criança e o meio ambiente: uma proposta redimensionada de educação ambiental
A criança e o meio ambiente: uma proposta redimensionada de educação ambiental
Autor
Maria José Arenales Arantes
Maria José Arenales Arantes
Orientação
Raimunda Abou Gebran
Raimunda Abou Gebran
Instituição
UNOESTE
UNOESTE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Presidente Prudente/SP
Presidente Prudente/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A compreensão da construção do conceito de Meio Ambiente e Educação Ambiental, envolve relações dos homens entre si e destes com a natureza. Permite entender uma "práxis" ambiental onde se identificam opções de sustentabilidade ou não, para com o meio físico e relações de solidariedade ou não, nas situações que envolvem o econômico, o político, o social. O estudo requer um enfoque do contexto físico e social no qual se está inserido. Tal enfoque é possível, abordando o tema: Meio Ambiente como tema transversal dentro da educação formal. A pesquisa-ação como metodologia permitiu a elaboração de um projeto em uma escola pública de Presidente Prudente, vivenciado por um grupo de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental (antiga 3ª série). Foram objetivos desta pesquisa: a sensibilização para os problemas do entorno; a reflexão sobre a interdependência dos elementos que compõem a vida; a descoberta de que uma ação particular tem consequências no todo (sistema); que as ações planejadas e executadas no espaço onde se vive levam a mudanças de qualidade de vida; e, ao mesmo tempo é possível sentir-se colaborador e construtor do equilíbrio dinâmico e harmônico que há na natureza, colaborando, portanto, para a formação do cidadão. Os resultados obtidos possibilitam observar que quando se dá à criança a oportunidade de refletir sobre seu espaço e seu entorno, a mesma se mostra não só receptiva mas, principalmente, capaz de atuar realizando ações que favorecem a mudança do meio.
A compreensão da construção do conceito de Meio Ambiente e Educação Ambiental, envolve relações dos homens entre si e destes com a natureza. Permite entender uma "práxis" ambiental onde se identificam opções de sustentabilidade ou não, para com o meio físico e relações de solidariedade ou não, nas situações que envolvem o econômico, o político, o social. O estudo requer um enfoque do contexto físico e social no qual se está inserido. Tal enfoque é possível, abordando o tema: Meio Ambiente como tema transversal dentro da educação formal. A pesquisa-ação como metodologia permitiu a elaboração de um projeto em uma escola pública de Presidente Prudente, vivenciado por um grupo de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental (antiga 3ª série). Foram objetivos desta pesquisa: a sensibilização para os problemas do entorno; a reflexão sobre a interdependência dos elementos que compõem a vida; a descoberta de que uma ação particular tem consequências no todo (sistema); que as ações planejadas e executadas no espaço onde se vive levam a mudanças de qualidade de vida; e, ao mesmo tempo é possível sentir-se colaborador e construtor do equilíbrio dinâmico e harmônico que há na natureza, colaborando, portanto, para a formação do cidadão. Os resultados obtidos possibilitam observar que quando se dá à criança a oportunidade de refletir sobre seu espaço e seu entorno, a mesma se mostra não só receptiva mas, principalmente, capaz de atuar realizando ações que favorecem a mudança do meio.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Criança; Meio Ambiente; Tema Transversal.
Educação Ambiental; Criança; Meio Ambiente; Tema Transversal.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método