Representações do professor de ciências sobre a linguagem das ciências e seu ensino
Título
Representações do professor de ciências sobre a linguagem das ciências e seu ensino
Representações do professor de ciências sobre a linguagem das ciências e seu ensino
Programa de Pós-Graduação Educação para a Ciência
Autor
Yara Lauriano Dias Arato
Yara Lauriano Dias Arato
Orientação
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho, investigamos as representações sobre a “linguagem das ciências” e sobre o ensinar ciências, de professores de Física, Química e Biologia, que participaram de um projeto de formação inserido num contexto ativo-investigativo, que toma lugar em uma escola pública e estadual de ensino médio. Entrevistamos três professores, utilizando um método de entrevista, denominado de “reflexivo”, que é caracterizado pela possibilidade de o pesquisador compartilhar com o participante sua compreensão dos dados. Através da análise de conteúdo e dos pontos de vista do paradigma crítico, para a formação de professores, e do paradigma da linguagem, para o ensino de ciências, enfocamos convergências nas representações. Concluímos que os professores estão vivenciando, tanto no que se refere às suas concepções sobre linguagem como a sua formação docente, uma dualidade de mundos, sendo de um lado influenciados por uma visão mentalista e tecnicista, associada à formação inicial e aos contextos em que exercem o seu ofício, e de outro, por uma visão crítica e comunicativa, associada ao contexto formativa atual.
Neste trabalho, investigamos as representações sobre a “linguagem das ciências” e sobre o ensinar ciências, de professores de Física, Química e Biologia, que participaram de um projeto de formação inserido num contexto ativo-investigativo, que toma lugar em uma escola pública e estadual de ensino médio. Entrevistamos três professores, utilizando um método de entrevista, denominado de “reflexivo”, que é caracterizado pela possibilidade de o pesquisador compartilhar com o participante sua compreensão dos dados. Através da análise de conteúdo e dos pontos de vista do paradigma crítico, para a formação de professores, e do paradigma da linguagem, para o ensino de ciências, enfocamos convergências nas representações. Concluímos que os professores estão vivenciando, tanto no que se refere às suas concepções sobre linguagem como a sua formação docente, uma dualidade de mundos, sendo de um lado influenciados por uma visão mentalista e tecnicista, associada à formação inicial e aos contextos em que exercem o seu ofício, e de outro, por uma visão crítica e comunicativa, associada ao contexto formativa atual.
Palavras Chave
Linguagem; Paradigma Crítico; Formação de Professores.
Linguagem; Paradigma Crítico; Formação de Professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor