O Ensino de Botânica e a Educação Básica no contexto Amazônico: construção de recursos multimídia.
Título
O Ensino de Botânica e a Educação Básica no contexto Amazônico: construção de recursos multimídia.
O Ensino de Botânica e a Educação Básica no contexto Amazônico: construção de recursos multimídia.
Ensino de Ciências na Amazônia
Autor
Joeliza Nunes de Araújo
Joeliza Nunes de Araújo
Orientação
Alberto dos Santos Marques
Alberto dos Santos Marques
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Ensino de Ciências Naturais do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental no município de Parintins/AM. Discute-se a evolução do Ensino de Ciências e as correntes psicopedagógicas que influenciam o contexto escolar; discorre-se sobre as modalidades didáticas mais utilizadas, como aulas expositivas e atividades experimentais; aborda-se a teoria da aprendizagem significativa como fundamento teórico para o ensino e a pesquisa, e a utilização dos mapas conceituais, como recursos instrucionais facilitadores da aprendizagem; mostra-se as potencialidades da flora amazônica para o Ensino de Botânica, ao mesmo tempo em que se apresenta um diagnóstico do Ensino de Ciências em 83% das escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município de Parintins/AM. A consolidação do trabalho se dá com a elaboração de uma proposta, que se constitui em um recurso multimídia, especificamente, um CD-ROM, intitulado: Morfologia das Angiospermas, para ensinar botânica na Amazônia, contendo conteúdos de Botânica; dez sugestões de aulas sobre a morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos das Angiospermas; dez roteiros de atividades práticas em Botânica. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Como estratégia para a coleta de dados, realizou-se entrevistas com gestores e professores de Ciências; observação participativa nas escolas e questionário aplicado aos alunos. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, com o intuito de garantir a precisão dos resultados. O resultado das análises mostrou que as metodologias tradicionais ainda estão presentes no contexto educacional, porém já estão sendo incorporadas metodologias de ensino que valorizam o contexto sócio-cultural do aluno, promovendo a aprendizagem significativa dos conteúdos. Espera-se que o recurso multimídia elaborado, possa contribuir para a formação científica dos alunos e melhorar o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais, conseqüentemente, torná-los capazes de tomar suas próprias decisões frente aos desafios da contemporaneidade.
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Ensino de Ciências Naturais do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental no município de Parintins/AM. Discute-se a evolução do Ensino de Ciências e as correntes psicopedagógicas que influenciam o contexto escolar; discorre-se sobre as modalidades didáticas mais utilizadas, como aulas expositivas e atividades experimentais; aborda-se a teoria da aprendizagem significativa como fundamento teórico para o ensino e a pesquisa, e a utilização dos mapas conceituais, como recursos instrucionais facilitadores da aprendizagem; mostra-se as potencialidades da flora amazônica para o Ensino de Botânica, ao mesmo tempo em que se apresenta um diagnóstico do Ensino de Ciências em 83% das escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município de Parintins/AM. A consolidação do trabalho se dá com a elaboração de uma proposta, que se constitui em um recurso multimídia, especificamente, um CD-ROM, intitulado: Morfologia das Angiospermas, para ensinar botânica na Amazônia, contendo conteúdos de Botânica; dez sugestões de aulas sobre a morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos das Angiospermas; dez roteiros de atividades práticas em Botânica. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Como estratégia para a coleta de dados, realizou-se entrevistas com gestores e professores de Ciências; observação participativa nas escolas e questionário aplicado aos alunos. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, com o intuito de garantir a precisão dos resultados. O resultado das análises mostrou que as metodologias tradicionais ainda estão presentes no contexto educacional, porém já estão sendo incorporadas metodologias de ensino que valorizam o contexto sócio-cultural do aluno, promovendo a aprendizagem significativa dos conteúdos. Espera-se que o recurso multimídia elaborado, possa contribuir para a formação científica dos alunos e melhorar o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais, conseqüentemente, torná-los capazes de tomar suas próprias decisões frente aos desafios da contemporaneidade.
Palavras Chave
educação básica, ensino de botânica, Amazônia.
educação básica, ensino de botânica, Amazônia.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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