O Ensino de Botânica e a Educação Básica no contexto Amazônico: construção de recursos multimídia.

Título
O Ensino de Botânica e a Educação Básica no contexto Amazônico: construção de recursos multimídia.
Ensino de Ciências na Amazônia
Autor
Joeliza Nunes de Araújo
Orientação
Alberto dos Santos Marques
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Ensino de Ciências Naturais do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental no município de Parintins/AM. Discute-se a evolução do Ensino de Ciências e as correntes psicopedagógicas que influenciam o contexto escolar; discorre-se sobre as modalidades didáticas mais utilizadas, como aulas expositivas e atividades experimentais; aborda-se a teoria da aprendizagem significativa como fundamento teórico para o ensino e a pesquisa, e a utilização dos mapas conceituais, como recursos instrucionais facilitadores da aprendizagem; mostra-se as potencialidades da flora amazônica para o Ensino de Botânica, ao mesmo tempo em que se apresenta um diagnóstico do Ensino de Ciências em 83% das escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município de Parintins/AM. A consolidação do trabalho se dá com a elaboração de uma proposta, que se constitui em um recurso multimídia, especificamente, um CD-ROM, intitulado: Morfologia das Angiospermas, para ensinar botânica na Amazônia, contendo conteúdos de Botânica; dez sugestões de aulas sobre a morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos das Angiospermas; dez roteiros de atividades práticas em Botânica. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Como estratégia para a coleta de dados, realizou-se entrevistas com gestores e professores de Ciências; observação participativa nas escolas e questionário aplicado aos alunos. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, com o intuito de garantir a precisão dos resultados. O resultado das análises mostrou que as metodologias tradicionais ainda estão presentes no contexto educacional, porém já estão sendo incorporadas metodologias de ensino que valorizam o contexto sócio-cultural do aluno, promovendo a aprendizagem significativa dos conteúdos. Espera-se que o recurso multimídia elaborado, possa contribuir para a formação científica dos alunos e melhorar o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais, conseqüentemente, torná-los capazes de tomar suas próprias decisões frente aos desafios da contemporaneidade.
Palavras Chave
educação básica, ensino de botânica, Amazônia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos