Concepções espontâneas: um passo para o estudo dos conceitos de calor e temperatura na oitava série do primeiro grau.

Título
Concepções espontâneas: um passo para o estudo dos conceitos de calor e temperatura na oitava série do primeiro grau.
Autor
Maria Inez Oliveira Araujo
Orientação
José Fernandes Lima
Instituição
UFS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1996
Cidade / UF
São Cristóvão/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estuda as concepções espontâneas apresentadas pelos alunos das 8a séries do primeiro grau sobre os conceitos de calor e temperatura. O procedimento metodológico para coleta de dados foi constituído de entrevistas clínicas e discussões ocorridas na ausência do entrevistador mediante tarefas experimentais. Focaliza a atenção na análise de quatro concepções de calor: 1) calor em oposição ao frio, 2) calor igual a temperatura, 3) calor como matéria, e 4) calor como processo; e três concepções de temperatura: 1) temperatura igual a matéria, 2) temperatura igual a calor, e 3) temperatura como medida de calor ou estado de um corpo. No caso de calor, obteve-se que 47,3 por cento dos entrevistados apresentaram calor igual a matéria; 57,8 por cento apresentaram calor em oposição ao frio; 52,6 por cento apresentaram calor igual a temperatura; e 15,7 por cento apresentaram calor como processo. Quanto à temperatura: temperatura igual a matéria, 36,8 por cento; temperatura igual a calor, 63,1 por cento; temperatura como medida de calor, 89,4 por cento. Verificou-se também que esses alunos geralmente detêm mais de uma concepção a respeito de calor e temperatura, e que elas são manifestadas de acordo com a situação problema.
Palavras Chave
Concepções Espontâneas; Calor; Temperatura.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno