Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química de rede pública estadual do município de Cuiabá-MT.
Título
Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química de rede pública estadual do município de Cuiabá-MT.
Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química de rede pública estadual do município de Cuiabá-MT.
Autor
Natalina Laura de Araújo
Natalina Laura de Araújo
Orientação
Mauricéa Nunes
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Atualmente, um dos aspectos mais discutidos na educação formal e em todos os níveis, diz respeito à qualidade do ensino e seus reflexos na sociedade. A formação docente está explicitamente relacionada a esta qualidade, pois que para um ensino de qualidade necessitamos de professores bem formados. O tema formação docente torna-se, a partir da década de oitenta, um dos focos mais discutidos no âmbito das Instituições de Ensino Superior-IES, quer nos cursos de Licenciaturas, quer nos programas de pós-graduação e de pesquisas educacionais. Aspectos como formação inicial e continuada, valorização profissional, teoria e prática, educação e trabalho, saberes docentes ou conhecimentos profissionais, figuram como os mais discutidos. Nesta linha de preocupação, este trabalho teve por objetivo pesquisar “quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química da rede pública estadual do município de Cuiabá-MT”. A pesquisa teve enfoque qualitativo interpretativo e foi realizada com sessenta e nove professores. Foram abordados, segundo o objetivo da pesquisa, aspectos relacionados ao motivo que os levou a optarem por um curso de Licenciatura, à concepção destes docentes com relação à própria formação e atuação, ao modo como se percebem no papel de professor, o que significa ser “um bom professor” de Química, dentre outros. Os resultados da investigação permitiram concluir que a maioria dos docentes que fez licenciatura plena em Química queria ser professor e tinha afinidade com a Química, o currículo do curso realizado é compatível com a formação de um bom professor de Química, acreditam que seus conhecimentos são suficientes para que se considerem bons professores e caracterizaram a profissão docente como gratificante mas desvalorizada.
Atualmente, um dos aspectos mais discutidos na educação formal e em todos os níveis, diz respeito à qualidade do ensino e seus reflexos na sociedade. A formação docente está explicitamente relacionada a esta qualidade, pois que para um ensino de qualidade necessitamos de professores bem formados. O tema formação docente torna-se, a partir da década de oitenta, um dos focos mais discutidos no âmbito das Instituições de Ensino Superior-IES, quer nos cursos de Licenciaturas, quer nos programas de pós-graduação e de pesquisas educacionais. Aspectos como formação inicial e continuada, valorização profissional, teoria e prática, educação e trabalho, saberes docentes ou conhecimentos profissionais, figuram como os mais discutidos. Nesta linha de preocupação, este trabalho teve por objetivo pesquisar “quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química da rede pública estadual do município de Cuiabá-MT”. A pesquisa teve enfoque qualitativo interpretativo e foi realizada com sessenta e nove professores. Foram abordados, segundo o objetivo da pesquisa, aspectos relacionados ao motivo que os levou a optarem por um curso de Licenciatura, à concepção destes docentes com relação à própria formação e atuação, ao modo como se percebem no papel de professor, o que significa ser “um bom professor” de Química, dentre outros. Os resultados da investigação permitiram concluir que a maioria dos docentes que fez licenciatura plena em Química queria ser professor e tinha afinidade com a Química, o currículo do curso realizado é compatível com a formação de um bom professor de Química, acreditam que seus conhecimentos são suficientes para que se considerem bons professores e caracterizaram a profissão docente como gratificante mas desvalorizada.
Palavras Chave
formação de professores, educação em ciências.
formação de professores, educação em ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor