Relações históricas de precedência com orientações para o ensino médio de Química: a noção clássica de valência e o livro didático de Química
Título
Relações históricas de precedência com orientações para o ensino médio de Química: a noção clássica de valência e o livro didático de Química
Relações históricas de precedência com orientações para o ensino médio de Química: a noção clássica de valência e o livro didático de Química
Educação
Autor
Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Orientação
Sonia Krapas Teixeira
Sonia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho examina a forma como a noção clássica de valência é apropriada pelo currículo do Ensino Médio de Química, através da análise de vinte e sete livros didáticos novos e antigos. Os livros didáticos estão divididos em três categorias: Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Secundário. Com o objetivo de auxiliar a leitura dos livros didáticos no que se refere à apropriação da história do conceito, apresenta-se uma reconstrução racional da noção clássica de valência. O estabelecimento de um viés metodológico amparado na utilização de matrizes de precedência e de mapas conceituais, permitiu verificar que há prevalência na utilização de uma relação precedência específica, caracterizada como relação [A, P, L], a qual se refere aos temas: atomística, periodicidade química e ligações químicas. Essa relação de precedência constitui o chamado “núcleo forte” de uma estratégia didática, conforme endereçada pelos autores, para o aprendizado dos aspectos relacionados à estrutura da matéria. Um contraponto ao que é encontrado nos livros atuais é observado nos livros do antigo Ensino Secundário, nos quais não se observa a precedência [A, P, L]. Nesse sentido, considera-se o material do Chemical Bond Approach Committee – CBA – como uma forte influência para a implementação dessa precedência. No que se refere a uma aproximação mais ampla com a história da ciência, percebe-se que há preponderância de uso da história como eixo organizador na apresentação dos temas relacionados à mecânica quântica, mas que as relações históricas de precedência são, em geral, negligenciadas. Como alternativa a esse modo predominante de organização dos aspectos destinados à aprendizagem da estrutura da matéria, propõe-se a utilização de uma estratégia baseada na história da noção clássica de valência.
O presente trabalho examina a forma como a noção clássica de valência é apropriada pelo currículo do Ensino Médio de Química, através da análise de vinte e sete livros didáticos novos e antigos. Os livros didáticos estão divididos em três categorias: Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Secundário. Com o objetivo de auxiliar a leitura dos livros didáticos no que se refere à apropriação da história do conceito, apresenta-se uma reconstrução racional da noção clássica de valência. O estabelecimento de um viés metodológico amparado na utilização de matrizes de precedência e de mapas conceituais, permitiu verificar que há prevalência na utilização de uma relação precedência específica, caracterizada como relação [A, P, L], a qual se refere aos temas: atomística, periodicidade química e ligações químicas. Essa relação de precedência constitui o chamado “núcleo forte” de uma estratégia didática, conforme endereçada pelos autores, para o aprendizado dos aspectos relacionados à estrutura da matéria. Um contraponto ao que é encontrado nos livros atuais é observado nos livros do antigo Ensino Secundário, nos quais não se observa a precedência [A, P, L]. Nesse sentido, considera-se o material do Chemical Bond Approach Committee – CBA – como uma forte influência para a implementação dessa precedência. No que se refere a uma aproximação mais ampla com a história da ciência, percebe-se que há preponderância de uso da história como eixo organizador na apresentação dos temas relacionados à mecânica quântica, mas que as relações históricas de precedência são, em geral, negligenciadas. Como alternativa a esse modo predominante de organização dos aspectos destinados à aprendizagem da estrutura da matéria, propõe-se a utilização de uma estratégia baseada na história da noção clássica de valência.
Palavras Chave
Valência; Conceito; Livro Didático.
Valência; Conceito; Livro Didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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