Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências.
Título
Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências.
Uma experiência didática diferenciada e a atitude dos alunos frente ao ensino de ciências.
Autor
Pierre Schwartz Augé
Pierre Schwartz Augé
Orientação
Sonia Krapas Teixeira
Sonia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ecucação
Faculdade de Ecucação
Ano
2004
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar o problema da atitude para com o ensino de ciências frente a uma experiência didática diferenciada, proposta por Augé (1996). A investigação admite como conjectura o fato de que os dezessete alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio do CEFET-Campos, noturno, manifestaram uma atitude positiva e que esta se relaciona às características da proposta didática. O suporte teórico da investigação inspira-se nos pilares da proposta abordagem construtivista, história e experimentos além de basear-se na literatura sobre atitude, de uma maneira geral, e em pesquisas sobre a relação entre atitude e ensino de ciências. Através de entrevistas semi-estruturadas, usando referencial de pesquisa qualitativa, registram-se as impressões mais marcantes de seis alunos selecionados. As manifestações verbais e comportamentais, evidenciadas através da fala dos alunos na entrevista, são consideradas critérios eficazes nas avaliações de atitude. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva diante da intervenção didática e selecionar aspectos pertinentes: autonomia, matacognição, conflito cognitivo, aprendizado, motivação, a proposta como um todo, história, experimentos, conteúdo. Nesse sentido, é possível dizer que uma proposta estruturada em ambiente formal pode ser atitudinalmente relevante.
O objetivo desta pesquisa é investigar o problema da atitude para com o ensino de ciências frente a uma experiência didática diferenciada, proposta por Augé (1996). A investigação admite como conjectura o fato de que os dezessete alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio do CEFET-Campos, noturno, manifestaram uma atitude positiva e que esta se relaciona às características da proposta didática. O suporte teórico da investigação inspira-se nos pilares da proposta abordagem construtivista, história e experimentos além de basear-se na literatura sobre atitude, de uma maneira geral, e em pesquisas sobre a relação entre atitude e ensino de ciências. Através de entrevistas semi-estruturadas, usando referencial de pesquisa qualitativa, registram-se as impressões mais marcantes de seis alunos selecionados. As manifestações verbais e comportamentais, evidenciadas através da fala dos alunos na entrevista, são consideradas critérios eficazes nas avaliações de atitude. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva diante da intervenção didática e selecionar aspectos pertinentes: autonomia, matacognição, conflito cognitivo, aprendizado, motivação, a proposta como um todo, história, experimentos, conteúdo. Nesse sentido, é possível dizer que uma proposta estruturada em ambiente formal pode ser atitudinalmente relevante.
Palavras Chave
atitude, ensino de física, experimento, história da ciência.
atitude, ensino de física, experimento, história da ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno