Buscando superar a fragmentação no ensino de física: uma experiência com professores.

Título
Buscando superar a fragmentação no ensino de física: uma experiência com professores.
Educação
Autor
Milton Antônio Auth
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho constitui-se numa proposta de formação inicial e continuada de professores de Ciência Naturais. Baseados na concepção histórico-epistemológica, provocamos a discussão de distintas concepções sobre a natureza da Ciência, para levar os envolvidos a reconhecerem os aspectos que determinam a sua prática atual. Sob a forma de temáticas e de situações de estudo, foram estruturadas e desenvolvidas atividades de cunho interdisciplinar conjuntamente com dois diferentes grupos de professores, um da formação continuada e outro da inicial. A necessidade de se propor a formação profissional em outras bases decorre da carência constatada, atualmente, em que o exercício pedagógico alicerça-se na concepção da ciência moderna, desconhecendo a cultura e os saberes dos envolvidos no processo.
Palavras Chave
Natureza da Ciências; Formação de Professores; Interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores