A compreensão do texto didatico de ciencias: proposta para um esquema de melhoria

Título
A compreensão do texto didatico de ciencias: proposta para um esquema de melhoria
Ensino de Ciências
Autor
Anatalia Borges Azevedo
Orientação
Ezequiel Theodoro da Silva
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
IMECC
Ano
1982
Cidade / UF
Campinas/SP/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a situação educacional das escolas públicas de 1º e 2º graus, em especial as dificuldades de leitura dos textos de Ciências apresentadas por alunos de 5ª série a 8ª série, propondo atividades de estudo para minimizar estas dificuldades. Analisa 21 livros de Ciências de 5ª a 8ª séries, existentes na Biblioteca de Ciências do Colégio de Aplicação da Universidade de Goiás, no período de 1979 a 1980. Com base em Pfromn Neto, a análise é feita quanto à linguagem, ilustrações, conteúdo e metodologia dos livros. Sugere então, formas de utilização destes livros e cuidados que os professores devem tomar na sua aplicação. A seguir, desenvolve uma pesquisa de campo com um grupo de alunos (entre 55 e 66 alunos) da 5ª série, ingressantes no referido colégio, em 1979. Trabalha a partir de material bibliográfico disponível e de textos suplementares, além de laboratório, investigando o rendimento escolar dos alunos e sua adequação à nova proposta de ensinar Ciências, ressaltando a leitura e compreensão do texto, a redação própria dos alunos sobre tópicos programados e a auto-avaliação do aprendizado. O trabalho em sala de aula compreendeu os períodos letivos de 1979 a 1980. Assinala três pontos positivos de toda a experiência: enfrentamento do tabu de que ler e redigir restringe-se à área de Comunicação e Expressão; a libertação de um só livro-texto para o aprendizado; a interferência desse trabalho em outros componentes curriculares, principalmente quanto ao processo de alfabetização
Palavras Chave
Linguagem; Leitura; Escrita; Livro Didático; Alternativa Metodológica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos