A compreensão do texto didatico de ciencias: proposta para um esquema de melhoria
Título
A compreensão do texto didatico de ciencias: proposta para um esquema de melhoria
A compreensão do texto didatico de ciencias: proposta para um esquema de melhoria
Ensino de Ciências
Autor
Anatalia Borges Azevedo
Anatalia Borges Azevedo
Orientação
Ezequiel Theodoro da Silva
Ezequiel Theodoro da Silva
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
IMECC
IMECC
Ano
1982
1982
Cidade / UF
Campinas/SP/SP
Campinas/SP/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a situação educacional das escolas públicas de 1º e 2º graus, em especial as dificuldades de leitura dos textos de Ciências apresentadas por alunos de 5ª série a 8ª série, propondo atividades de estudo para minimizar estas dificuldades. Analisa 21 livros de Ciências de 5ª a 8ª séries, existentes na Biblioteca de Ciências do Colégio de Aplicação da Universidade de Goiás, no período de 1979 a 1980. Com base em Pfromn Neto, a análise é feita quanto à linguagem, ilustrações, conteúdo e metodologia dos livros. Sugere então, formas de utilização destes livros e cuidados que os professores devem tomar na sua aplicação. A seguir, desenvolve uma pesquisa de campo com um grupo de alunos (entre 55 e 66 alunos) da 5ª série, ingressantes no referido colégio, em 1979. Trabalha a partir de material bibliográfico disponível e de textos suplementares, além de laboratório, investigando o rendimento escolar dos alunos e sua adequação à nova proposta de ensinar Ciências, ressaltando a leitura e compreensão do texto, a redação própria dos alunos sobre tópicos programados e a auto-avaliação do aprendizado. O trabalho em sala de aula compreendeu os períodos letivos de 1979 a 1980. Assinala três pontos positivos de toda a experiência: enfrentamento do tabu de que ler e redigir restringe-se à área de Comunicação e Expressão; a libertação de um só livro-texto para o aprendizado; a interferência desse trabalho em outros componentes curriculares, principalmente quanto ao processo de alfabetização
Analisa a situação educacional das escolas públicas de 1º e 2º graus, em especial as dificuldades de leitura dos textos de Ciências apresentadas por alunos de 5ª série a 8ª série, propondo atividades de estudo para minimizar estas dificuldades. Analisa 21 livros de Ciências de 5ª a 8ª séries, existentes na Biblioteca de Ciências do Colégio de Aplicação da Universidade de Goiás, no período de 1979 a 1980. Com base em Pfromn Neto, a análise é feita quanto à linguagem, ilustrações, conteúdo e metodologia dos livros. Sugere então, formas de utilização destes livros e cuidados que os professores devem tomar na sua aplicação. A seguir, desenvolve uma pesquisa de campo com um grupo de alunos (entre 55 e 66 alunos) da 5ª série, ingressantes no referido colégio, em 1979. Trabalha a partir de material bibliográfico disponível e de textos suplementares, além de laboratório, investigando o rendimento escolar dos alunos e sua adequação à nova proposta de ensinar Ciências, ressaltando a leitura e compreensão do texto, a redação própria dos alunos sobre tópicos programados e a auto-avaliação do aprendizado. O trabalho em sala de aula compreendeu os períodos letivos de 1979 a 1980. Assinala três pontos positivos de toda a experiência: enfrentamento do tabu de que ler e redigir restringe-se à área de Comunicação e Expressão; a libertação de um só livro-texto para o aprendizado; a interferência desse trabalho em outros componentes curriculares, principalmente quanto ao processo de alfabetização
Palavras Chave
Linguagem; Leitura; Escrita; Livro Didático; Alternativa Metodológica.
Linguagem; Leitura; Escrita; Livro Didático; Alternativa Metodológica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos