Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944).
Título
Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944).
Práticas Educativas do Curso Complementar de uma Escola Particular Católica (Colégio Espírito Santo, Bagé, 1930-1944).
Autor
Regina Quintanilha Azevedo
Regina Quintanilha Azevedo
Orientação
Eliane Teresinha Peres
Eliane Teresinha Peres
Instituição
UFPel
UFPel
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Pelotas/RS
Pelotas/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação é uma reflexão sobre uma experiência de intervenção nas aulas de Ciências Naturais de alunas-professoras do Programa para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região sul do Rio Grande do Sul. Recupera-se a trajetória de formação docente e prática educacional do autor, as iniciativas que vêm sendo tomadas para enfrentar as contingências do ensino de Ciências no ensino fundamental, a formação de um grupo de professores para implementando iniciativa de aproximação colaborativa entre as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, a ação do grupo junto ao curso de Pedagogia - séries iniciais, do Programa Especial da Faculdade de Educação / UFPel, para formação de docentes em serviço. Discute-se algumas referências que foram incorporadas como importantes para a iniciativa de intervenção pedagógica e, por fim, elenca-se sugestões de alternativas que possam contribuir para uma transformação e auxiliar o nosso aluno-professor a desenvolver suas atividades curriculares com uma consciência mais crítica sobre o papel das Ciências e das Tecnologias na formação do aluno-cidadão. A experiência contou com a colaboração fundamental de um grupo de alunas- professoras do Programa Especial, da turma sediada em Jaguarão, RS.
Esta dissertação é uma reflexão sobre uma experiência de intervenção nas aulas de Ciências Naturais de alunas-professoras do Programa para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região sul do Rio Grande do Sul. Recupera-se a trajetória de formação docente e prática educacional do autor, as iniciativas que vêm sendo tomadas para enfrentar as contingências do ensino de Ciências no ensino fundamental, a formação de um grupo de professores para implementando iniciativa de aproximação colaborativa entre as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, a ação do grupo junto ao curso de Pedagogia - séries iniciais, do Programa Especial da Faculdade de Educação / UFPel, para formação de docentes em serviço. Discute-se algumas referências que foram incorporadas como importantes para a iniciativa de intervenção pedagógica e, por fim, elenca-se sugestões de alternativas que possam contribuir para uma transformação e auxiliar o nosso aluno-professor a desenvolver suas atividades curriculares com uma consciência mais crítica sobre o papel das Ciências e das Tecnologias na formação do aluno-cidadão. A experiência contou com a colaboração fundamental de um grupo de alunas- professoras do Programa Especial, da turma sediada em Jaguarão, RS.
Palavras Chave
história, educação, instituição educacional, formação de professor, curso complemenar.
história, educação, instituição educacional, formação de professor, curso complemenar.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores