Concepções epistemológicas de ciência entre estudantes universitários: um estudo de caso.

Título
Concepções epistemológicas de ciência entre estudantes universitários: um estudo de caso.
Autor
Cláudio Eduardo Badaró
Orientação
João José Caluzi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2001
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa constou de uma análise das estruturas epistemológicas, relativas às concepções científicas entre estudantes ingressos na Universidade do Sagrado Coração no ano de 1999, nas três áreas (humanas, exatas e biológicas), perfazendo um universo de 5% dos 1.725 ingressantes, que se matricularam nas disciplinas do Ciclo Básico da Universidade, remetendo-se, a um plano em primeiro momento descritivo de abordagem (Bardin, 1976), por se referir a um estudo de Concepções Epistemológicas presentes nos estudantes, através de uma pesquisa qualitativa por meio de um Pré e Pós-teste, trabalhado com o referencial teórico de Bachelard (1976), o racionalismo científico. Em um segundo momento, promoveu-se uma intervenção epistemológica focalizada, por meio de um curso chamado "A Ciência Hoje", dentro da disciplina de Filosofia I, no qual se otimizou o processo de avaliação, comparação e construção dos conhecimentos científicos (Fetterman, 1984, Millar e Driver, 1987, Mortimer, 2000), isto significando que o processo de reconstrução de um conceito em sala de aula, segundo a noção de perfil conceitual, pode promover um novo espírito científico, uma mudança conceitual. Após a análise dos Pré-testes, detectou-se, no discurso dos alunos, conceitos e teorias-chave, freqüências de termos que se enquadravam, em sua grande maioria, numa visão reducionista e empirista de ciência, pautada em uma perspectiva senso-comum. Deste modo, orientou-se, como já destacado, uma ação baseada no racionalismo científico Bachelariano, buscando a promoção de uma mudança de perfil conceitual, por meio de rupturas epistemológicas, introduzindo uma nova racionalidade por meio do curso e das discussões em sala, como a percepção do erro, elemento substantivo no processo de aprendizado. Superando os obstáculos epistêmicos e as resistências sócio-históricas presentes nos educandos (Bachelard,1977), chegou-se às seguintes conclusões: 1. O trabalho fez uma reflexão qualitativa (Bardin,1976), que apontou para deficiências pedagógicas que se apresentam ao longo do processo formativo do educando, e direcionou-se para uma discussão de uma nova prática pedagógica por meio do racionalismo científico, centrada no educando e nos obstáculos epistêmicos; 2. Foram detectadas nos educandos, no decorrer da Pesquisa, em proporção bem pequena, resistências pedagógicas formais; 3. Houve uma considerável mudança vocabular no educando; 4. Houve uma visível alteração quanto às reflexões críticas, transcritas nas respostas dos Pós-testes e nas discussões em sala de aula, indícios de uma revisão paradigmática por parte dos educandos e da superação de alguns obstáculos epistemológicos. Não podemos afirmar, categoricamente, que houve uma mudança no perfil conceitual de nossos alunos, pelo fato de que esta pesquisa não contemplou uma análise sistemática da permanência de conceitos ao longo do período formativo destes estudantes. Deveríamos ampliar nossa análise e perceber, ao longo da permanência universitária, se tais conceitos realmente foram assimilados, ampliados ou substituídos. A importância deste nosso trabalho reside no fato de que ele constitui uma reflexão acerca dos processos pelos quais podemos proporcionar atividades que possibilitem releituras em nossas práticas conceituais científicas em sala de aula, na possibilidade de uma avaliação acerca de nossos programas de ensino e de uma reflexão sobre os fins a que se destinam nossa ação de educadores em sala de aula.
Palavras Chave
epistemologia, concepções científicas, bachelardo, reflexões críticas.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
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Foco Temático
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