O ensino da Ciência: uma reflexão a partir dos clássicos modernos
Título
O ensino da Ciência: uma reflexão a partir dos clássicos modernos
O ensino da Ciência: uma reflexão a partir dos clássicos modernos
Autor
Angela Martins Baeder
Angela Martins Baeder
Orientação
Paolo Nosella
Paolo Nosella
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1990
1990
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Problematiza o ensino de Ciências, buscando o seu significado histórico, alertando para o vínculo entre o ensino dos conhecimentos acumulados pela humanidade, a produção deles e a história, abordando tanto a metodologia quanto a concepção da ciência nele interiorizadas. Realiza uma reflexão sobre esse ensino, com base no estudo de textos clássicos modernos. Divide o trabalho em duas partes: 1) exposição de características do conhecimento científico e da concepção de ciência, transparentes nesse ensino, pela apresentação de situações freqüentes nas aulas e em livros didáticos de Ciências (5a a 8a séries) e de BPS (2o grau); 2) levantamento de alguns aspectos do método de conhecimento e de seu significado histórico, em textos de Descartes, Francis Bacon e dAlembert. Destaca, nessa parte, as críticas de Rousseau ao enaltecimento iluminista dos conhecimentos. Sintetiza as questões suscitadas pelo estudo desses clássicos e aponta para a necessidade de se resgatar o significado histórico-social do ensino de Ciências. Entre os limites mais marcantes deste ensino se destacam: a pouca (ou nenhuma) importância que nele é dada ao próprio processo de produção do conhecimento científico e a redução da complexidade que envolve os fatos e/ou fenômenos estudados. Propõe colocar a discussão do ensino de ciências para um espaço mais amplo, onde se perceba que o conhecimento objetivo surgiu num momento revolucionário e de luta pela igualdade entre os homens. Nesse momento, era possível reconhecer a ligação entre a produção científica e a satisfação das necessidades do homem. Entretanto, a desvinculação entre conhecimento e relações concretas já começava a se evidenciar, conforme alerta Rousseau. Destaca a necessidade de se repensar o ensino das ciências, hoje, uma vez que sequer esse alerta penetrou nas salas de aula.
Problematiza o ensino de Ciências, buscando o seu significado histórico, alertando para o vínculo entre o ensino dos conhecimentos acumulados pela humanidade, a produção deles e a história, abordando tanto a metodologia quanto a concepção da ciência nele interiorizadas. Realiza uma reflexão sobre esse ensino, com base no estudo de textos clássicos modernos. Divide o trabalho em duas partes: 1) exposição de características do conhecimento científico e da concepção de ciência, transparentes nesse ensino, pela apresentação de situações freqüentes nas aulas e em livros didáticos de Ciências (5a a 8a séries) e de BPS (2o grau); 2) levantamento de alguns aspectos do método de conhecimento e de seu significado histórico, em textos de Descartes, Francis Bacon e dAlembert. Destaca, nessa parte, as críticas de Rousseau ao enaltecimento iluminista dos conhecimentos. Sintetiza as questões suscitadas pelo estudo desses clássicos e aponta para a necessidade de se resgatar o significado histórico-social do ensino de Ciências. Entre os limites mais marcantes deste ensino se destacam: a pouca (ou nenhuma) importância que nele é dada ao próprio processo de produção do conhecimento científico e a redução da complexidade que envolve os fatos e/ou fenômenos estudados. Propõe colocar a discussão do ensino de ciências para um espaço mais amplo, onde se perceba que o conhecimento objetivo surgiu num momento revolucionário e de luta pela igualdade entre os homens. Nesse momento, era possível reconhecer a ligação entre a produção científica e a satisfação das necessidades do homem. Entretanto, a desvinculação entre conhecimento e relações concretas já começava a se evidenciar, conforme alerta Rousseau. Destaca a necessidade de se repensar o ensino das ciências, hoje, uma vez que sequer esse alerta penetrou nas salas de aula.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos, Filosofia da Ciência
Recursos Didáticos, Filosofia da Ciência