Competências para Promoção e Educação em Saúde na formação de profissionais de nível médio de Enfermagem.
Título
Competências para Promoção e Educação em Saúde na formação de profissionais de nível médio de Enfermagem.
Competências para Promoção e Educação em Saúde na formação de profissionais de nível médio de Enfermagem.
Autor
Miriã Dias Bibow Baldi
Miriã Dias Bibow Baldi
Orientação
Luiz Roberto Agea Cutolo
Luiz Roberto Agea Cutolo
Instituição
UNIVALI
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Itajaí/SC
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Na tentativa de dar conta das mudanças ocorridas nas últimas décadas, vários ajustes educacionais vêm sendo realizados. Estas tentativas têm em comum a afirmação de uma escolaridade básica mais prolongada e a proposta de uma educação profissional mais abrangente e, portanto, para além das técnicas de trabalho. A tendência generalizada nas políticas de educação profissional refere-se à opção por uma organização curricular com foco no desenvolvimento de competências durante a formação de profissionais de nível médio da área da saúde. Com uma definição mais específica das competências necessárias para estudantes de cursos de nível médio de Enfermagem, para promoção e educação em saúde, percebe-se a necessidade de uma avaliação crítica da disciplina Educação em Saúde, proposta no plano de curso de duas Instituições de Educação Profissional, pública e privada. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o desenvolvimento de competências para promoção e educação em saúde nas práticas curriculares em nível técnico de Enfermagem. A abordagem foi qualitativa, através de um Estudo de Caso, onde serviram como fonte de dados o Projeto Político Pedagógico, a Grade Curricular, os Planos de Ensino da Instituição e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível Técnico, que foram submetidos à análise de conteúdo temática documental, através da técnica de Blocos de Informação, e para a obtenção de maiores informações, foi realizado também um roteiro de entrevista semi-estruturada com os docentes da disciplina Educação em Saúde. Foram obtidos dados significativos, no qual foi identificado que o sentido atribuído às práticas curriculares em relação à Promoção da Saúde, tinha significados aproximados com a prevenção. Surge a necessidade da abordagem de temáticas como as políticas públicas, o histórico da saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde, o conceito ampliado de saúde, além da educação em saúde como bases para a Promoção da Saúde. Através da síntese propositiva foi possível propor mudanças nas competências propostas nos Planos de Curso das Escolas envolvidas. Visando a formação de profissionais através do desenvolvimento de competências, com perfil adequado, para atuar no modelo de promoção à saúde, idealizado, de atenção integral à saúde, atendendo as necessidades do mercado de trabalho, ressaltando a contra-hegemonia ao preconizado atualmente pelo SUS.
Na tentativa de dar conta das mudanças ocorridas nas últimas décadas, vários ajustes educacionais vêm sendo realizados. Estas tentativas têm em comum a afirmação de uma escolaridade básica mais prolongada e a proposta de uma educação profissional mais abrangente e, portanto, para além das técnicas de trabalho. A tendência generalizada nas políticas de educação profissional refere-se à opção por uma organização curricular com foco no desenvolvimento de competências durante a formação de profissionais de nível médio da área da saúde. Com uma definição mais específica das competências necessárias para estudantes de cursos de nível médio de Enfermagem, para promoção e educação em saúde, percebe-se a necessidade de uma avaliação crítica da disciplina Educação em Saúde, proposta no plano de curso de duas Instituições de Educação Profissional, pública e privada. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o desenvolvimento de competências para promoção e educação em saúde nas práticas curriculares em nível técnico de Enfermagem. A abordagem foi qualitativa, através de um Estudo de Caso, onde serviram como fonte de dados o Projeto Político Pedagógico, a Grade Curricular, os Planos de Ensino da Instituição e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível Técnico, que foram submetidos à análise de conteúdo temática documental, através da técnica de Blocos de Informação, e para a obtenção de maiores informações, foi realizado também um roteiro de entrevista semi-estruturada com os docentes da disciplina Educação em Saúde. Foram obtidos dados significativos, no qual foi identificado que o sentido atribuído às práticas curriculares em relação à Promoção da Saúde, tinha significados aproximados com a prevenção. Surge a necessidade da abordagem de temáticas como as políticas públicas, o histórico da saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde, o conceito ampliado de saúde, além da educação em saúde como bases para a Promoção da Saúde. Através da síntese propositiva foi possível propor mudanças nas competências propostas nos Planos de Curso das Escolas envolvidas. Visando a formação de profissionais através do desenvolvimento de competências, com perfil adequado, para atuar no modelo de promoção à saúde, idealizado, de atenção integral à saúde, atendendo as necessidades do mercado de trabalho, ressaltando a contra-hegemonia ao preconizado atualmente pelo SUS.
Palavras Chave
competências, educação profissional, educação em saúde.
competências, educação profissional, educação em saúde.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas