Sexualidade na escola: um estudo sobre as representações da sexualidade de professores de pré-escola nas práticas educativas.

Título
Sexualidade na escola: um estudo sobre as representações da sexualidade de professores de pré-escola nas práticas educativas.
Autor
Denise Salete Gomes Banzato
Orientação
Walkíria Helena Grant
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Ano
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse estudo tem como objetivo principal refletir sobre as representações da sexualidade de professores de pré-escolas, tais como se mostram presentes nos seus discursos sobre as práticas educativas quando tangenciam temas relativos à sexualidade. Buscando entender esse objetivo, nos detivemos em alguns aspectos específicos, como: o tratamento que os professores dispensavam às manifestações da sexualidade dos seus alunos; as representações da sexualidade presentes na situação escolar e nas histórias de vida dos professores. Como método da pesquisa, foi escolhido o qualitativo, e de tratamento de dados, a análise do discurso tratada dentro do enfoque psicanalítico. Além da revisão da literatura sobre o assunto, a partir de um referencial psicanalítico, foram realizadas entrevistas individuais com seis professores de pré-escolas. O estudo foi realizado com professores de instituições de ensino público e privado. As escolas eram de portes e linhas pedagógicas variados. Essas escolas estavam localizadas nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Campinas. A análise das entrevistas nos permitiu perceber que a maneira como esses professores significaram a sexualidade e conduziram as manifestações dos seus alunos no contexto escolar, estavam relacionadas com a forma como vivenciaram a própria sexualidade. Através dos relatos dos professores, foi possível perceber atuações, repetições de aspectos da própria história de vida, na relação que estabeleceram com os alunos e na forma como lidaram com suas curiosidades sobre o tema sexualidade. A partir disto, podemos pensar que o posicionamento do professor no que se refere a termos como sexualidade e ética, não seria de ministrar um conhecimento desvinculado das vivências dos alunos, mas propiciar às crianças situações em que pudessem gerar reflexão e algum conhecimento sobre si. Ocorre que este objetivo não está desvinculado da singularidade de cada professor, como lida com a sua própria história de vida e com a sua sexualidade. Dessa forma, podemos pensar que tanto alunos como professores se beneficiariam, caso estes professores participassem não somente de cursos informativos, mas, também, de um espaço onde pudessem refletir a respeito das suas singularidades, das suas repetições e atuações.
Palavras Chave
sexualidade, professores, psicanálise, interação professor-aluno.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor