A construção da cidadania por meio de um projeto de educação ambiental: limites e possibilidades.
Título
A construção da cidadania por meio de um projeto de educação ambiental: limites e possibilidades.
A construção da cidadania por meio de um projeto de educação ambiental: limites e possibilidades.
Autor
Gilberto César Barbeti
Gilberto César Barbeti
Orientação
Maria de Lourdes Spazziani
Maria de Lourdes Spazziani
Instituição
Centro Universitário MOURA LACERDA
Centro Universitário MOURA LACERDA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Pós-Graduação e Educação Continuada
Pós-Graduação e Educação Continuada
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Ribeirão Preto/SP
Ribeirão Preto/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo focaliza a questão da Educação Ambiental, no âmbito do municipio de Morro Agudo, descrevendo e analisando a experiência de um projeto de Educação Ambiental entre os anos de 1999 a 2001. O projeto foi desenvolvido em parcerias com os Poderes Públicos, dentre os quais destacamos a prefeitura, a câmara municipal, a secretaria estadual do meio ambiente e escolas do municipio. A abordagem teórica apresenta relação entre Educação, Cidadania, Política e Meio Ambiente e busca-se uma compreensão do sujeito coletivo e de sua organização a partir das iniciativas de projeto de Educação Ambiental. Os resultados apresentados no estudo destacam que os temas gestão das águas, reflorestamento e material reciclado ajudaram a despertar nos educadores, alunos e pais uma concientização sobre os problemas ambientais locais e consequentemente integrando-os na comunidade. Por outro lado, os dados do estudo apontam a possibilidade da construção da cidadania dos sujeitos por meio de um projeto de Educação Ambiental desde que este se integre à educação permanente.
O presente estudo focaliza a questão da Educação Ambiental, no âmbito do municipio de Morro Agudo, descrevendo e analisando a experiência de um projeto de Educação Ambiental entre os anos de 1999 a 2001. O projeto foi desenvolvido em parcerias com os Poderes Públicos, dentre os quais destacamos a prefeitura, a câmara municipal, a secretaria estadual do meio ambiente e escolas do municipio. A abordagem teórica apresenta relação entre Educação, Cidadania, Política e Meio Ambiente e busca-se uma compreensão do sujeito coletivo e de sua organização a partir das iniciativas de projeto de Educação Ambiental. Os resultados apresentados no estudo destacam que os temas gestão das águas, reflorestamento e material reciclado ajudaram a despertar nos educadores, alunos e pais uma concientização sobre os problemas ambientais locais e consequentemente integrando-os na comunidade. Por outro lado, os dados do estudo apontam a possibilidade da construção da cidadania dos sujeitos por meio de um projeto de Educação Ambiental desde que este se integre à educação permanente.
Palavras Chave
educação ambiental, projeto de intervenção, comunidade.
educação ambiental, projeto de intervenção, comunidade.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas