O Software Modellus Aliado a Estratégia de Ensino: Estudo Comparativo do Desempenho dos Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Física.
Título
O Software Modellus Aliado a Estratégia de Ensino: Estudo Comparativo do Desempenho dos Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Física.
O Software Modellus Aliado a Estratégia de Ensino: Estudo Comparativo do Desempenho dos Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Física.
Educação
Autor
João Hermano Torreiro de Carvalho Junior
João Hermano Torreiro de Carvalho Junior
Orientação
Elton Casado Fireman
Elton Casado Fireman
Instituição
UFAL
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Maceió/AL
Maceió/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesse estudo usamos simulações interativas com o auxílio do software Modellus, em atividades exploratórias de situações-problemas de Mecânica, nas áreas problemáticas de Cinemática e Dinâmica, abordados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do curso de Física de uma escola da rede privada da cidade de Maceió. O software Modellus foi usado para enfatizar a exploração de fenômenos físicos dessas áreas, através de simulações interativas em 10 situações-problemas específicas ocorridas em 10 aulas. O objetivo deste estudo foi investigar se o Modellus poderia melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Física como também analisar estatisticamente se haveria redução no uso das concepções alternativas errôneas dos alunos envolvidos. Fizemos uso de dois testes de múltipla escolha e do diário de bordo como instrumentos de coleta de dados. Discutimos sobre a evolução do aprendizado dos 44 alunos de duas turmas A e B , no qual a turma A (22 alunos) que fez contato com o Modellus, denominamos de grupo experimental (G.E), enquanto toda a turma B (22 alunos) que não fez uso do Modellus denominamos de grupo de controle (G.C).Confrontamos os possíveis ganhos de aprendizado dos alunos de ambas as turmas, e pelo diário de bordo, observamos se o aprendizado ocorreu de forma significativa nos pressupostos de Ausubel. Os resultados dessa investigação mostraram que o uso do Modellus potencializou o aprendizado dos alunos proporcionando uma redução considerável das concepções alternativas errôneas facilitando desta forma uma aprendizagem significativa nos conteúdos abordados, pois nos grupos analisados, pudemos medir e comparar estatisticamente tanto a evolução das notas obtidas pelos alunos das duas turmas quanto mensurar a redução no uso das concepções alternativas. Comprovamos que os alunos do grupo experimental (G.E) compreenderam os assuntos abordados com maior facilidade em relação aos alunos do grupo de controle (G.C) pois seus percentuais de dúvidas foram reduzidos no teste.
Nesse estudo usamos simulações interativas com o auxílio do software Modellus, em atividades exploratórias de situações-problemas de Mecânica, nas áreas problemáticas de Cinemática e Dinâmica, abordados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do curso de Física de uma escola da rede privada da cidade de Maceió. O software Modellus foi usado para enfatizar a exploração de fenômenos físicos dessas áreas, através de simulações interativas em 10 situações-problemas específicas ocorridas em 10 aulas. O objetivo deste estudo foi investigar se o Modellus poderia melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Física como também analisar estatisticamente se haveria redução no uso das concepções alternativas errôneas dos alunos envolvidos. Fizemos uso de dois testes de múltipla escolha e do diário de bordo como instrumentos de coleta de dados. Discutimos sobre a evolução do aprendizado dos 44 alunos de duas turmas A e B , no qual a turma A (22 alunos) que fez contato com o Modellus, denominamos de grupo experimental (G.E), enquanto toda a turma B (22 alunos) que não fez uso do Modellus denominamos de grupo de controle (G.C).Confrontamos os possíveis ganhos de aprendizado dos alunos de ambas as turmas, e pelo diário de bordo, observamos se o aprendizado ocorreu de forma significativa nos pressupostos de Ausubel. Os resultados dessa investigação mostraram que o uso do Modellus potencializou o aprendizado dos alunos proporcionando uma redução considerável das concepções alternativas errôneas facilitando desta forma uma aprendizagem significativa nos conteúdos abordados, pois nos grupos analisados, pudemos medir e comparar estatisticamente tanto a evolução das notas obtidas pelos alunos das duas turmas quanto mensurar a redução no uso das concepções alternativas. Comprovamos que os alunos do grupo experimental (G.E) compreenderam os assuntos abordados com maior facilidade em relação aos alunos do grupo de controle (G.C) pois seus percentuais de dúvidas foram reduzidos no teste.
Palavras Chave
Animações interativas. Concepções alternativas. Modellus. Ensino-aprendizagem. Ensino de Física
Animações interativas. Concepções alternativas. Modellus. Ensino-aprendizagem. Ensino de Física
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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