A Trilha Sócio-Cultural Urbana como Estratégia em Educação Ambiental, na cidade de Canoas-RS.

Título
A Trilha Sócio-Cultural Urbana como Estratégia em Educação Ambiental, na cidade de Canoas-RS.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Maria Aparecida Ferreira Barbosa
Orientação
Maria Eloisa Farias
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa apresenta a implementação de uma Trilha Socio Cultural Urbana, ressaltando a reconstrução de temas ambientais no centro urbano na cidade de Canoas - RS, tendo como pontos significativos a Igreja Matriz (Católica), Sede da Fundação Cultural de Canoas, Museu Histórico de Canoas e a Praça Santos Drumont (Praça do Avião). A pesquisa centraliza-se nas seguintes perguntas: A Trilha Socio Cultural urbana como espaço educador deperta na comunidade um novo olhar acerca do ambiente A utilização de dados sociais, culturais e ambientais referentes à Cidade de Canoas - RS fornece dados para a contrução de atividades educacionais interdisciplinares Para responder estas perguntas o objetivo é de conceber, planejar, desenvolver e avaliar atividades de aprendizagem em Educação Ambiental, utilizando a Trilha Socio Cultural Urbana. A metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, na construção do Corpus desta, foram utilizados entrevistas, textos interativos, os quais foram construídos pelos participantes na implementação da Trilha, textos históricos, fotografias e filmagem em VHS. A pesquisa foi realizada em cinco momentos complementares, iniciando com o levantemento bibliográfico referente à Educação Ambiental, Trilha e Ambiente Urbano, como também leitura de documentos oficiais e históricos referente à cidade de Canoas - RS. Tendo a sua continuidade na na elaboração do planejamento e definição geográfica da Trilha, a partir de um levantamento representativo sobre os pontos significativos e históricos da cidade de Canoas, com o ambiente urbano de Canoas, envolvendo quinze alunos universitários de formação acadêmica multidisciplinar: Biologia, Pedagogia, Química, Medicina Veterinária e Matemática, que atuam no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências da Ulbra - Canoas/RS. A pesquisa apontou a Trilha como um espaço capaz de apreender o valor intrínseco do patrimônio ecológico, cultural, histórico e social que comporta todo um significado ambiental no crescente desenvolvimento urbano. Como também proporcionou reflexões sobre repensar constante a atuação dos educadores, pois estabeleceu a interação de diferentes aspectos que compões o ambiente urbano da cidade de Canoas, tais como: ecológicos, físicos, econômicos, tecnológicos, culturais e sociais, mostrando a complexidade do meio ambiente e os seus aspectos integradores.
Palavras Chave
trilha urbana, trilha sócio cultural.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método