O efeito da ação pedagógica de renovação do ensino de Ciências.

Título
O efeito da ação pedagógica de renovação do ensino de Ciências.
Educação
Autor
Mônica Jacomedes Barbosa
Orientação
Jonaedson Carino Moreira
Instituição
UCP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Petrópolis/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Tomando como objeto de estudo o trabalho levado a efeito pela Equipe de Pesquisa e Apoio ao Ensino de Ciências (EPAEC) na Universidade Federal de Juiz de Fora, com vistas à renovação do ensino de Ciências na rede oficial de ensino, examina a trajetória histórica da formação da equipe, a fundamentação teórica em que se baseou o trabalho e, especialmente, a questão, teórica e prática, da preparação de professores que se encarregariam de disseminar as novas concepções e uma nova atitude relacionadas com o ensino de Ciências - o que se denomina "efeito multiplicador". Utilizou-se como recurso metodológico a denominada "pesquisa avaliativa", levada a efeito com a realização de entrevistas, e concluiu-se que houve sucesso com a experiência, sobretudo por ter-se baseado numa proposta conscientizadora, crítica e participativa.
Palavras Chave
Renovação; Ensino-Aprendizagem; Teoria-Prática.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores