O efeito da ação pedagógica de renovação do ensino de Ciências.
Título
O efeito da ação pedagógica de renovação do ensino de Ciências.
O efeito da ação pedagógica de renovação do ensino de Ciências.
Educação
Autor
Mônica Jacomedes Barbosa
Mônica Jacomedes Barbosa
Orientação
Jonaedson Carino Moreira
Jonaedson Carino Moreira
Instituição
UCP
UCP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Petrópolis/RJ
Petrópolis/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Tomando como objeto de estudo o trabalho levado a efeito pela Equipe de Pesquisa e Apoio ao Ensino de Ciências (EPAEC) na Universidade Federal de Juiz de Fora, com vistas à renovação do ensino de Ciências na rede oficial de ensino, examina a trajetória histórica da formação da equipe, a fundamentação teórica em que se baseou o trabalho e, especialmente, a questão, teórica e prática, da preparação de professores que se encarregariam de disseminar as novas concepções e uma nova atitude relacionadas com o ensino de Ciências - o que se denomina "efeito multiplicador". Utilizou-se como recurso metodológico a denominada "pesquisa avaliativa", levada a efeito com a realização de entrevistas, e concluiu-se que houve sucesso com a experiência, sobretudo por ter-se baseado numa proposta conscientizadora, crítica e participativa.
Tomando como objeto de estudo o trabalho levado a efeito pela Equipe de Pesquisa e Apoio ao Ensino de Ciências (EPAEC) na Universidade Federal de Juiz de Fora, com vistas à renovação do ensino de Ciências na rede oficial de ensino, examina a trajetória histórica da formação da equipe, a fundamentação teórica em que se baseou o trabalho e, especialmente, a questão, teórica e prática, da preparação de professores que se encarregariam de disseminar as novas concepções e uma nova atitude relacionadas com o ensino de Ciências - o que se denomina "efeito multiplicador". Utilizou-se como recurso metodológico a denominada "pesquisa avaliativa", levada a efeito com a realização de entrevistas, e concluiu-se que houve sucesso com a experiência, sobretudo por ter-se baseado numa proposta conscientizadora, crítica e participativa.
Palavras Chave
Renovação; Ensino-Aprendizagem; Teoria-Prática.
Renovação; Ensino-Aprendizagem; Teoria-Prática.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores