Ações pedagógicas e desenvolvimento da auto-estima dos alunos: educação em saúde no espaço escolar.

Título
Ações pedagógicas e desenvolvimento da auto-estima dos alunos: educação em saúde no espaço escolar.
Autor
Maria da Apresentação Barreto
Orientação
Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
Instituição
UNIFOR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2003
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A escola como espaço educativo está sendo instigada a ultrapassar duma prática educacional tradicional, instrumental, preocupada somente com a aquisição de conceitos e obtenção de resultados, para uma educação mais global e cuidadosa no que se relaciona com a formação do ser humano consciente, crítico, reflexivo, feliz e saudável. Esse estudo tem como objetivo investigar as ações pedagógicas que interferem no desenvolvimento da auto-estima dos alunos da primeira série do ensino médio, identificando na prática docente os elementos que favorecem e os que dificultam tal desenvolvimento, para posteriormente, construir propostas de ações educativas que subsidiem programas de educação em saúde na escola. O caminho metodológico foi o da pesquisa qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso. A pesquisa foi realizada numa escola particular de Fortaleza, e a unidade estudada foi uma turma de sessenta e quatro alunos. Foram selecionados para a entrevista dez alunos e quatro professores. Os dados coletados foram analisados e refletidos à luz da pedagogia dialógica de Freire (1996), originando as categorias que possibilitaram a compreensão das ações que interferem no desenvolvimento da auto-estima, seja elevando ou baixando. Nesse estudo, levou-se em conta a auto-estima como um elemento a contribuir na formação da autonomia dos sujeitos. A educação em saúde foi se tornando realidade na medida em que o estudo do desenvolvimento humano subsidiou teoricamente a elaboração de projetos que pudessem fortalecer e instrumentalizar alunos e professores na construção de ações e relações pedagógicas mais prazerosas, eficazes e propiciadoras de melhores condições de vida.
Palavras Chave
educação de adolescentes, psicologia educacional, auto-estima.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno