Ações pedagógicas e desenvolvimento da auto-estima dos alunos: educação em saúde no espaço escolar.
Título
Ações pedagógicas e desenvolvimento da auto-estima dos alunos: educação em saúde no espaço escolar.
Ações pedagógicas e desenvolvimento da auto-estima dos alunos: educação em saúde no espaço escolar.
Autor
Maria da Apresentação Barreto
Maria da Apresentação Barreto
Orientação
Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
Instituição
UNIFOR
UNIFOR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A escola como espaço educativo está sendo instigada a ultrapassar duma prática educacional tradicional, instrumental, preocupada somente com a aquisição de conceitos e obtenção de resultados, para uma educação mais global e cuidadosa no que se relaciona com a formação do ser humano consciente, crítico, reflexivo, feliz e saudável. Esse estudo tem como objetivo investigar as ações pedagógicas que interferem no desenvolvimento da auto-estima dos alunos da primeira série do ensino médio, identificando na prática docente os elementos que favorecem e os que dificultam tal desenvolvimento, para posteriormente, construir propostas de ações educativas que subsidiem programas de educação em saúde na escola. O caminho metodológico foi o da pesquisa qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso. A pesquisa foi realizada numa escola particular de Fortaleza, e a unidade estudada foi uma turma de sessenta e quatro alunos. Foram selecionados para a entrevista dez alunos e quatro professores. Os dados coletados foram analisados e refletidos à luz da pedagogia dialógica de Freire (1996), originando as categorias que possibilitaram a compreensão das ações que interferem no desenvolvimento da auto-estima, seja elevando ou baixando. Nesse estudo, levou-se em conta a auto-estima como um elemento a contribuir na formação da autonomia dos sujeitos. A educação em saúde foi se tornando realidade na medida em que o estudo do desenvolvimento humano subsidiou teoricamente a elaboração de projetos que pudessem fortalecer e instrumentalizar alunos e professores na construção de ações e relações pedagógicas mais prazerosas, eficazes e propiciadoras de melhores condições de vida.
A escola como espaço educativo está sendo instigada a ultrapassar duma prática educacional tradicional, instrumental, preocupada somente com a aquisição de conceitos e obtenção de resultados, para uma educação mais global e cuidadosa no que se relaciona com a formação do ser humano consciente, crítico, reflexivo, feliz e saudável. Esse estudo tem como objetivo investigar as ações pedagógicas que interferem no desenvolvimento da auto-estima dos alunos da primeira série do ensino médio, identificando na prática docente os elementos que favorecem e os que dificultam tal desenvolvimento, para posteriormente, construir propostas de ações educativas que subsidiem programas de educação em saúde na escola. O caminho metodológico foi o da pesquisa qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso. A pesquisa foi realizada numa escola particular de Fortaleza, e a unidade estudada foi uma turma de sessenta e quatro alunos. Foram selecionados para a entrevista dez alunos e quatro professores. Os dados coletados foram analisados e refletidos à luz da pedagogia dialógica de Freire (1996), originando as categorias que possibilitaram a compreensão das ações que interferem no desenvolvimento da auto-estima, seja elevando ou baixando. Nesse estudo, levou-se em conta a auto-estima como um elemento a contribuir na formação da autonomia dos sujeitos. A educação em saúde foi se tornando realidade na medida em que o estudo do desenvolvimento humano subsidiou teoricamente a elaboração de projetos que pudessem fortalecer e instrumentalizar alunos e professores na construção de ações e relações pedagógicas mais prazerosas, eficazes e propiciadoras de melhores condições de vida.
Palavras Chave
educação de adolescentes, psicologia educacional, auto-estima.
educação de adolescentes, psicologia educacional, auto-estima.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno