O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o Ensino crítico das explicações sobre o mundo natural.

Título
O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o Ensino crítico das explicações sobre o mundo natural.
Autor
Marta Ferreira Abdala
Orientação
Siomara Borba Leite
Instituição
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este estudo propõe investigar a relação existente entre o processo de produção do conhecimento científico nas ciências naturais e a educação, focalizando, especialmente, a contribuição dos antropólogos da ciência. Inicia com um panorama histórico da constituição da ciência e da escola moderna, seguido pelas contribuições das teorias mais atuais sobre a educação e o currículo para o entendimento da importância da construção do conhecimento científico. Apresenta também as diversas concepções que evidenciam as questões filosóficas, sociológicas e antropológicas acerca da ciência. A análise evidenciou a ciência como prática interpretativa de uma cultura específica e forneceu elementos para fundamentar a ação na escola rumo a minimizar a distância entre o que é ensinado e o que é produzido sobre a antureza. Esta disssertação incluiu-se na linha de pesquisa Conhecimento, Autonomia e Participação, eixo temático Educação e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Especificamente, ela está inserida no contexto da investigação sobre a produção do conhecimento científico em educação, contribuindo no sentido de trazer a análise da antropologia da ciência para o esclarecimento da questão da produção da ciência.
Palavras Chave
Conhecimento Científico, Produção, Educação

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Filosofia da Ciência