O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o Ensino crítico das explicações sobre o mundo natural.
Título
O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o Ensino crítico das explicações sobre o mundo natural.
O olhar da antropologia da ciência sobre a produção do conhecimento científico: contribuições para o Ensino crítico das explicações sobre o mundo natural.
Autor
Marta Ferreira Abdala
Marta Ferreira Abdala
Orientação
Siomara Borba Leite
Siomara Borba Leite
Instituição
UERJ
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo propõe investigar a relação existente entre o processo de produção do conhecimento científico nas ciências naturais e a educação, focalizando, especialmente, a contribuição dos antropólogos da ciência. Inicia com um panorama histórico da constituição da ciência e da escola moderna, seguido pelas contribuições das teorias mais atuais sobre a educação e o currículo para o entendimento da importância da construção do conhecimento científico. Apresenta também as diversas concepções que evidenciam as questões filosóficas, sociológicas e antropológicas acerca da ciência. A análise evidenciou a ciência como prática interpretativa de uma cultura específica e forneceu elementos para fundamentar a ação na escola rumo a minimizar a distância entre o que é ensinado e o que é produzido sobre a antureza. Esta disssertação incluiu-se na linha de pesquisa Conhecimento, Autonomia e Participação, eixo temático Educação e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Especificamente, ela está inserida no contexto da investigação sobre a produção do conhecimento científico em educação, contribuindo no sentido de trazer a análise da antropologia da ciência para o esclarecimento da questão da produção da ciência.
Este estudo propõe investigar a relação existente entre o processo de produção do conhecimento científico nas ciências naturais e a educação, focalizando, especialmente, a contribuição dos antropólogos da ciência. Inicia com um panorama histórico da constituição da ciência e da escola moderna, seguido pelas contribuições das teorias mais atuais sobre a educação e o currículo para o entendimento da importância da construção do conhecimento científico. Apresenta também as diversas concepções que evidenciam as questões filosóficas, sociológicas e antropológicas acerca da ciência. A análise evidenciou a ciência como prática interpretativa de uma cultura específica e forneceu elementos para fundamentar a ação na escola rumo a minimizar a distância entre o que é ensinado e o que é produzido sobre a antureza. Esta disssertação incluiu-se na linha de pesquisa Conhecimento, Autonomia e Participação, eixo temático Educação e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Especificamente, ela está inserida no contexto da investigação sobre a produção do conhecimento científico em educação, contribuindo no sentido de trazer a análise da antropologia da ciência para o esclarecimento da questão da produção da ciência.
Palavras Chave
Conhecimento Científico, Produção, Educação
Conhecimento Científico, Produção, Educação
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Filosofia da Ciência
Filosofia da Ciência