O pensamento das formandas do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da UFMT, sobre a sua formação.

Título
O pensamento das formandas do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da UFMT, sobre a sua formação.
Autor
Márcia Aparecida Rodrigues Nassarden de Abreu
Orientação
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A formação de professores, passa a configurar-se nas últimas duas décadas, como um dos temas mais discutidos nas instituições de ensino superior, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, no bojo destas discussões, os cursos de licenciaturas também são questionados. Visando contribuir para o fortalecimento de reflexões acerca dos cursos de licenciaturas e da formação de professores, este trabalho tratou de pesquisar o pensamento das formandas do período 2001/2, do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da UFMT, sobre a sua formação. Para tanto, esta pesquisa foi organizada e estruturada em três grupos de investigação: no Grupo I, buscou-se conhecer o perfil das entrevistadas, no Grupo II, os aspectos relacionados ao Curso e, no Grupo III, os aspectos relacionados à formação docente. Para a análise qualitativa dos resultados, utilizamo-nos das reflexões e discussões de vários pesquisadores que discutem a formação de professor nos cursos de Licenciatura. Como resultado podemos afirmar que ao optarem pelo curso em questão, as 8 formandas esperavam ser pesquisadoras na área de Biologia e não professoras. Esse aspecto fica evidente na ênfase do curso, quando estas nos relataram não terem tido, contato eficiente, com a realidade escolar. Ficou evidente, nos relatos das formandas, a insatisfação com etapas importantes da formação pedagógica, como planejamento, execução de aula e avaliação. A maioria delas afirmou que o currículo do curso, ora desenvolvido, não leva à formação de um bom professor. E, novamente a maioria delas, relatou que os seus conhecimentos didático-pedagógicos não são suficientes para exercerem a profissão de professor e que possuem, em parte, os conhecimentos de conteúdos para serem boas professoras de Ciências Naturais. Outros resultados ficaram evidenciados e nos mostraram que, as formandas pesquisadas não se sentem preparadas para o exercício da profissão. Além disso, nos apontaram também, segundo o relato das pesquisadas, que o Curso, ora existente, ainda apresenta muitas deficiências na informação e na formação do seu profissional. Assim como este, os cursos de Licenciatura devem refletir sobre seus currículos e suas formas de construir conhecimentos. Devem oferecer ao futuro profissional da educação, condições efetivas para que este possa desenvolver os conhecimentos necessários à prática educativa e a atitudes condizentes com o seu papel de educador.
Palavras Chave
Formação de professor; licenciatura; Ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores