A integração curricular na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio.
Título
A integração curricular na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio.
A integração curricular na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio.
Autor
Rozana Gomes de Abreu
Rozana Gomes de Abreu
Orientação
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação focaliza o processo de integração na proposta curricular dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), especificamente na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Como objetivos centrais de análise, definimos as concepções de disciplina, de currículo integrado, de tecnologias e de competências. O estudo foi desenvolvido a partir das teorias curriculares críticas, especialmente por intermédio de Basil Bernstein e Ivor Goodson. A partir dessa análise, defendemos que a nova organização curricular proposta pelos documentos oficiais dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio não favorece mudanças efetivas na promoção de um currículo mais integrado, na medida em que os seus pressupostos estão associados às relações sociais da sociedade contemporânea, principalmente ao mercado de trabalho e ao mundo produtivo.
Esta dissertação focaliza o processo de integração na proposta curricular dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM), especificamente na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Como objetivos centrais de análise, definimos as concepções de disciplina, de currículo integrado, de tecnologias e de competências. O estudo foi desenvolvido a partir das teorias curriculares críticas, especialmente por intermédio de Basil Bernstein e Ivor Goodson. A partir dessa análise, defendemos que a nova organização curricular proposta pelos documentos oficiais dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio não favorece mudanças efetivas na promoção de um currículo mais integrado, na medida em que os seus pressupostos estão associados às relações sociais da sociedade contemporânea, principalmente ao mercado de trabalho e ao mundo produtivo.
Palavras Chave
integração curricular, PCN, currículo.
integração curricular, PCN, currículo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas