Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vigotsky.

Título
Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vigotsky.
Educação pra a Ciência
Autor
Dalva Mariana Affonso
Orientação
Wilson Massahiro Yonezawa
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do ensino fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vigotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi à qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para a melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
Palavras Chave
ensino de Ciências, objeto de aprendizagem, digital, digestão, formação de conceito.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos