Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vigotsky.
Título
Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vigotsky.
Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vigotsky.
Educação pra a Ciência
Autor
Dalva Mariana Affonso
Dalva Mariana Affonso
Orientação
Wilson Massahiro Yonezawa
Wilson Massahiro Yonezawa
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do ensino fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vigotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi à qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para a melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
O objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do ensino fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vigotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi à qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para a melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
Palavras Chave
ensino de Ciências, objeto de aprendizagem, digital, digestão, formação de conceito.
ensino de Ciências, objeto de aprendizagem, digital, digestão, formação de conceito.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos