Mudança conceitual em sala de aula no Ensino de ciências numa perspectiva construtivista.
Título
Mudança conceitual em sala de aula no Ensino de ciências numa perspectiva construtivista.
Mudança conceitual em sala de aula no Ensino de ciências numa perspectiva construtivista.
Tecnologia
Autor
Orlando Gomes de Aguiar Júnior
Orlando Gomes de Aguiar Júnior
Orientação
João Antonio Filocre Saraiva
João Antonio Filocre Saraiva
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo de estudo as pesquisas realizadas nas últimas décadas relativas ao problema da mudança conceitual no contexto do Ensino de Ciências. A primeira parte do nosso trabalho consistiu em preceder a uma revisão bibliográfica de forma a identificar as principais tendências da pesquisa, os referenciais teóricos adotados, as questões e problemas em aberto, bem como os resultados obtidos na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi examinar estes problemas a luz da teoria da equilibração, procurando expandir aos seus limites as contribuições mente seus, mas reconstruir a própria teoria frente aos novos problemas a ela apresentados. Procuramos ainda evidenciar o pepel dos mediadores no processo de construção do conhecimento valendo-nos, para tanto, das contribuições derivadas do sócio-interacionismo vygotskiano. Estes dois referenciais teóricos foram considerados em sua complexidade, embora reconhecendo as diferenças nas abordagens dos dois autores.
Esta pesquisa tem por objetivo de estudo as pesquisas realizadas nas últimas décadas relativas ao problema da mudança conceitual no contexto do Ensino de Ciências. A primeira parte do nosso trabalho consistiu em preceder a uma revisão bibliográfica de forma a identificar as principais tendências da pesquisa, os referenciais teóricos adotados, as questões e problemas em aberto, bem como os resultados obtidos na prática pedagógica. O objetivo deste trabalho foi examinar estes problemas a luz da teoria da equilibração, procurando expandir aos seus limites as contribuições mente seus, mas reconstruir a própria teoria frente aos novos problemas a ela apresentados. Procuramos ainda evidenciar o pepel dos mediadores no processo de construção do conhecimento valendo-nos, para tanto, das contribuições derivadas do sócio-interacionismo vygotskiano. Estes dois referenciais teóricos foram considerados em sua complexidade, embora reconhecendo as diferenças nas abordagens dos dois autores.
Palavras Chave
Ensino de Ciencias; Socio-Construtivismo; Mudança Conceitual.
Ensino de Ciencias; Socio-Construtivismo; Mudança Conceitual.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos, Outros
Formação de Conceitos, Outros