A ficção científica na ficção escolar: investigando as potencialidades do gênero no ensino de Física.
Título
A ficção científica na ficção escolar: investigando as potencialidades do gênero no ensino de Física.
A ficção científica na ficção escolar: investigando as potencialidades do gênero no ensino de Física.
Autor
Fabiana Ribeiro de Almeida
Fabiana Ribeiro de Almeida
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Levando em consideração que o papel original da ficção científica é brincar com a Ciência, a partir de uma linguagem baseada na intuição e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gênero: a fim de investigar a presença ou ausência da ficção científica em sala de aula, e de levantar a opinião que professores e alunos, protagonistas do cenário escolar de nível médio, têm a respeito da produção de ficção verbo-visual e também em relação à possibilidade de estratégias de não formais no ensino da Física. Verificou-se também, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gênero. Para atingir esses objetivos foram utilizados três questionários: um para os professores e outros dois para os alunos. A análise foi feita a partir da “Análise de Conteúdo” de Bardin. Alguns clássicos de divulgação científica como os romances “Da Terra à Lua” e “Viagem ao redor da Lua” (Júlio Verne), os livros e os filmes “2001, uma odisséia no espaço” (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e “2010, O ano que faremos contato” (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as séries “Star wars” (George Lucas) e “Star trek” (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre física subjacentes à intuição partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parâmetro entre a realidade e a ficção. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educação melhor só aumentou depois dessa pesquisa, a ficção científica nos ajudou a compreender que ainda há uma grande lacuna em relação a nossa conhecida ficção escolar.
Levando em consideração que o papel original da ficção científica é brincar com a Ciência, a partir de uma linguagem baseada na intuição e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gênero: a fim de investigar a presença ou ausência da ficção científica em sala de aula, e de levantar a opinião que professores e alunos, protagonistas do cenário escolar de nível médio, têm a respeito da produção de ficção verbo-visual e também em relação à possibilidade de estratégias de não formais no ensino da Física. Verificou-se também, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gênero. Para atingir esses objetivos foram utilizados três questionários: um para os professores e outros dois para os alunos. A análise foi feita a partir da “Análise de Conteúdo” de Bardin. Alguns clássicos de divulgação científica como os romances “Da Terra à Lua” e “Viagem ao redor da Lua” (Júlio Verne), os livros e os filmes “2001, uma odisséia no espaço” (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e “2010, O ano que faremos contato” (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as séries “Star wars” (George Lucas) e “Star trek” (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre física subjacentes à intuição partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parâmetro entre a realidade e a ficção. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educação melhor só aumentou depois dessa pesquisa, a ficção científica nos ajudou a compreender que ainda há uma grande lacuna em relação a nossa conhecida ficção escolar.
Palavras Chave
ficção científica, ensino de Física, estratégias informais.
ficção científica, ensino de Física, estratégias informais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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