O agrotóxico como tema problematizador no ensino de Química na formação do técnico agrícola.

Título
O agrotóxico como tema problematizador no ensino de Química na formação do técnico agrícola.
Autor
Marcelito Trindade Almeida
Orientação
Ana Cristina Souza dos Santos
Instituição
UFRRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O desenvolvimento da indústria química visando a produções sintéticas de novas substâncias intensificou a partir da II Guerra Mundial. Nos lares, no trabalho industrial e agrícola, nos rios, e mares, e na atmosfera, em todo o planeta jazem substâncias químicas de origem antropogênica, criando muitas vezes riscos à saúde, ao meio ambiente e ao próprio futuro das sociedades humanas. Nesse contexto, temos os agrotóxicos, que são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, tom a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas. E, qualquer um de nós pode estar absorvendo, sem perceber, pequenas doses diárias de puro veneno no simples ato de comer frutas, hortaliças ou ate mesmo a carne, aparentemente inofensivos. Assim utilizamos o tema “Agrotóxicos" como eixo norteado para caracterizar o ensino a partir de dois aspectos: a informação química e o contexto social. Com esta função delineamos a nossa problemática de estudo no seguinte questionamento: Qual a visão dos alunos sobre agrotóxicos e como procedem o descarte de suas embalagens E o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês e Assentados da região. Visando identificar as concepções prévias dos alunos sobre a questão para então, definirmos conteúdos de aprendizagem tendo como tema gerador "os agrotóxicos" e desenvolver nos mesmos uma consciência crítica e participativa no exercício da cidadania. Os resultados nos indicam que os usuários dos agrotóxicos desconhecem o que define a legislação vigente sobre agrotóxicos e que o descumprimento da mesma 6 considerado crime ambiental além dos riscos à Saúde dos seres vivos. Observou-se também que apesar das observações constantes nas embalagens não há por parte dos usuários uma preocupação de que o manuseio inadequado poderá trazer consequências danosas tanto para a saúde como para o meio ambiente. Partindo das concepções dos alunos buscamos selecionar conteúdos de aprendizagem e selecionar que conteúdos trabalhar. Não foi uma tarefa fácil, pois cada vez mais surgem conhecimentos de novos campos e, em contrapartida o tempo nas escolas, na melhor das hipóteses, mantém-se o mesmo. Porém essa seleção deve ser feita de forma que os conteúdos sejam significativos e possibilitem a compreensão de fenômenos socialmente relevantes. Da análise dos resultados obtidos podemos considerar que: é possível modificar atitudes e formar hábitos através do conhecimento químico das questões do cotidiano; a discussão de temas sociais contextualizado promove uma interação mais efetiva entre aluno-aluno e professor-aluno, fato observado na discussão do texto "Lixo Agrícola”; Necessidade de propostas de ensino que promova uma ação afetiva no contexto do aluno.
Palavras Chave
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação em Ciências, ensino técnico, agrotóxico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método