O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem.
Título
O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem.
O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem.
Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Autor
Maria da Conceição Vieira de Almeida
Maria da Conceição Vieira de Almeida
Orientação
Edmilson Lopes Júnior
Edmilson Lopes Júnior
Instituição
UERN
UERN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Mossoró/RN
Mossoró/RN
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Uma educação que contribua para que o indivíduo conheça o seu ambiente nas suas múltiplas dimensões torna-se de extrema relevância para a formação do cidadão no mundo contemporâneo. Considerando o papel que o livro didático desempenha como instrumento difusor de idéias e sua relevância no processo educacional, torna-se mister analisar a abordagem que o mesmo utiliza quando discute o conteúdo ecossistema caatinga no ensino médio. Como delimitação da pesquisa investiga os saberes e abordagem do conteúdo caatinga veiculados pelos livros de Geografia e Biologia utilizados no ensino médio da cidade de Mossoró. A análise do texto escrito permitiu identificar a abordagem do conteúdo caatinga através dos saberes veiculados em cada área do conhecimento e o espaço do conteúdo caatinga nos livros analisados. Verifica o papel que as imagens representam na interpretação do ambiente e a aproximação da proposta pedagógica, explícita pelos autores, com as novas proposições para o ensino médio brasileiro. O estudo mostra que o conteúdo é apresentado de forma predominantemente descritiva da paisagem com ênfase na identificação dos seus elementos e não na sua dinâmica de funcionamento. A relevância dada aos ecossistemas brasileiros no livro didático está calcada em uma visão utilitarista do ambiente, servindo como base de recursos para os processos econômicos e não em uma dimensão ecológica e social. As imagens não apresentam uma função clara no processo de compreensão textual, além de retratarem o ambiente de forma estereotipada e apresentarem aspectos estéticos que comprometem sua função pedagógica. A ênfase metodológica apresentada no trato do conteúdo reforça uma abordagem estruturalista do mesmo recaindo dentro de uma função descritiva e memorística do conhecimento, afastando-se de uma formação crítica, contextualizada e social exigida hoje para o ensino médio. Na perspectiva da análise, vários aspectos merecem atenção dentro da abordagem do ecossistema caatinga nos livros didáticos para que estes permitam uma leitura crítica da realidade e contribuam para integrar os sujeitos em seu ambiente de forma a permitir uma participação consciente dos mesmos no seu espaço social.
Uma educação que contribua para que o indivíduo conheça o seu ambiente nas suas múltiplas dimensões torna-se de extrema relevância para a formação do cidadão no mundo contemporâneo. Considerando o papel que o livro didático desempenha como instrumento difusor de idéias e sua relevância no processo educacional, torna-se mister analisar a abordagem que o mesmo utiliza quando discute o conteúdo ecossistema caatinga no ensino médio. Como delimitação da pesquisa investiga os saberes e abordagem do conteúdo caatinga veiculados pelos livros de Geografia e Biologia utilizados no ensino médio da cidade de Mossoró. A análise do texto escrito permitiu identificar a abordagem do conteúdo caatinga através dos saberes veiculados em cada área do conhecimento e o espaço do conteúdo caatinga nos livros analisados. Verifica o papel que as imagens representam na interpretação do ambiente e a aproximação da proposta pedagógica, explícita pelos autores, com as novas proposições para o ensino médio brasileiro. O estudo mostra que o conteúdo é apresentado de forma predominantemente descritiva da paisagem com ênfase na identificação dos seus elementos e não na sua dinâmica de funcionamento. A relevância dada aos ecossistemas brasileiros no livro didático está calcada em uma visão utilitarista do ambiente, servindo como base de recursos para os processos econômicos e não em uma dimensão ecológica e social. As imagens não apresentam uma função clara no processo de compreensão textual, além de retratarem o ambiente de forma estereotipada e apresentarem aspectos estéticos que comprometem sua função pedagógica. A ênfase metodológica apresentada no trato do conteúdo reforça uma abordagem estruturalista do mesmo recaindo dentro de uma função descritiva e memorística do conhecimento, afastando-se de uma formação crítica, contextualizada e social exigida hoje para o ensino médio. Na perspectiva da análise, vários aspectos merecem atenção dentro da abordagem do ecossistema caatinga nos livros didáticos para que estes permitam uma leitura crítica da realidade e contribuam para integrar os sujeitos em seu ambiente de forma a permitir uma participação consciente dos mesmos no seu espaço social.
Palavras Chave
Ecossistema caatinga; livro didático.
Ecossistema caatinga; livro didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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