O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem.

Título
O Ecossistema Caatinga nos livros didáticos de Biologia e Geografia do Ensino Médio: perspectivas para sua abordagem.
Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Autor
Maria da Conceição Vieira de Almeida
Orientação
Edmilson Lopes Júnior
Instituição
UERN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2003
Cidade / UF
Mossoró/RN
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Uma educação que contribua para que o indivíduo conheça o seu ambiente nas suas múltiplas dimensões torna-se de extrema relevância para a formação do cidadão no mundo contemporâneo. Considerando o papel que o livro didático desempenha como instrumento difusor de idéias e sua relevância no processo educacional, torna-se mister analisar a abordagem que o mesmo utiliza quando discute o conteúdo ecossistema caatinga no ensino médio. Como delimitação da pesquisa investiga os saberes e abordagem do conteúdo caatinga veiculados pelos livros de Geografia e Biologia utilizados no ensino médio da cidade de Mossoró. A análise do texto escrito permitiu identificar a abordagem do conteúdo caatinga através dos saberes veiculados em cada área do conhecimento e o espaço do conteúdo caatinga nos livros analisados. Verifica o papel que as imagens representam na interpretação do ambiente e a aproximação da proposta pedagógica, explícita pelos autores, com as novas proposições para o ensino médio brasileiro. O estudo mostra que o conteúdo é apresentado de forma predominantemente descritiva da paisagem com ênfase na identificação dos seus elementos e não na sua dinâmica de funcionamento. A relevância dada aos ecossistemas brasileiros no livro didático está calcada em uma visão utilitarista do ambiente, servindo como base de recursos para os processos econômicos e não em uma dimensão ecológica e social. As imagens não apresentam uma função clara no processo de compreensão textual, além de retratarem o ambiente de forma estereotipada e apresentarem aspectos estéticos que comprometem sua função pedagógica. A ênfase metodológica apresentada no trato do conteúdo reforça uma abordagem estruturalista do mesmo recaindo dentro de uma função descritiva e memorística do conhecimento, afastando-se de uma formação crítica, contextualizada e social exigida hoje para o ensino médio. Na perspectiva da análise, vários aspectos merecem atenção dentro da abordagem do ecossistema caatinga nos livros didáticos para que estes permitam uma leitura crítica da realidade e contribuam para integrar os sujeitos em seu ambiente de forma a permitir uma participação consciente dos mesmos no seu espaço social.
Palavras Chave
Ecossistema caatinga; livro didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos