Um estudo das tendências em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratório didático de física.
Título
Um estudo das tendências em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratório didático de física.
Um estudo das tendências em teses e dissertações brasileiras sobre o laboratório didático de física.
Autor
Rodrigo Gontijo de Alvarenga
Rodrigo Gontijo de Alvarenga
Orientação
Dirceu da Silva
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Campinas/AC
Campinas/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Nesta pesquisa analisamos qualitativamente teses e dissertações brasileiras sobre o laboratório didático de Física, investigando se existe nesses trabalhos algum tipo de tendência ao longo do tempo. Como resultado de nossa análise obtivemos que seus autores buscaram por novas metodologias de ensino e compararam metodologias já existentes, ao longo de três décadas, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem da Física. Além disso, observamos um forte declínio no número de teses e dissertações sobre o tema, a partir da década de noventa. Atribuímos tal fato ao advento do paradigma construtivista que coloca tal laboratório como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem.
Nesta pesquisa analisamos qualitativamente teses e dissertações brasileiras sobre o laboratório didático de Física, investigando se existe nesses trabalhos algum tipo de tendência ao longo do tempo. Como resultado de nossa análise obtivemos que seus autores buscaram por novas metodologias de ensino e compararam metodologias já existentes, ao longo de três décadas, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem da Física. Além disso, observamos um forte declínio no número de teses e dissertações sobre o tema, a partir da década de noventa. Atribuímos tal fato ao advento do paradigma construtivista que coloca tal laboratório como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
Laboratório; Didático; Física.
Laboratório; Didático; Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Outros
Outros