O vetorama como ferramenta de ensino-aprendizagem de conceitos de mecânica no ensino médio.

Título
O vetorama como ferramenta de ensino-aprendizagem de conceitos de mecânica no ensino médio.
Autor
Eliane Alves Pereira
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Recife/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é investigar a contribuição de um jogo didático para o ensino-aprendizagem dos conceitos de vetor e grandezas vetoriais (posição, deslocamento e velocidade média). O jogo em questão é o Vetorama, que é jogado sobre uma folha de papel quadriculado, no qual são desenhadas linhas sinuosas representando uma pista de corrida, e os carros são representados por vetores, possuindo inicialmente mesma intensidade. À proporção que as jogadas se desenrolam, obedecendo a regras específicas, será vencedor o jogador que chegar ao final com menor número de jogadas. A teoria dos Construtos Pessoais foi escolhida para dar suporte teórico-metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Esta foi realizada com 25 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola de Camaragibe – PE. A metodologia foi estruturada considerando as cinco etapas do Ciclo da Experiência. Os resultados indicaram que o Vetorama, enquanto recurso didático, favoreceu a aprendizagem dos conceitos em questão, além de despertar maior interesse dos alunos; permitir uma maior socialização nas relações e possibilitar a identificação das dificuldades durante a realização do jogo. A principal dificuldade encontrada pelos alunos consistiu na transposição de jogadas do tabuleiro para a resolução dos exercícios usando a notação algorítmica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos