Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI.

Título
Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI.
Autor
Rosilda Maria Alves
Orientação
José Vieira de Sousa
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Brasília/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar de maneira contextualizada os processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática no Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), no período de 2002 a 2007; ou seja, analisar os fatores facilitadores e inibidores desses dois processos. Utilizando-se a perspectiva do estudo de caso, discutiu-se o processo evolutivo da educação superior brasileira, tomando como base as universidades, até focalizar a instituição Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí; além disso, fez-se um recorte dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. O tema referente aos citados cursos e ao debate em seu âmbito apresentou a forma como ocorreram e ocorrem as licenciaturas em destaque, bem como os marcos legais que as embasaram. Os dados coletados, por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários, permitiram uma análise qualitativa que norteou o esclarecimento da questão inicial do estudo. Os resultados demonstraram que os citados cursos estão de acordo com a legislação dessa modalidade de ensino, com uma carga horária equilibrada entre teoria e prática, ressaltando tanto os conhecimentos teóricos específicos, quanto os conhecimentos didático-pedagógicos. Os cursos investigados prezam as especificidades de um curso preparatório de atuação em sala de aula, com oferta priorizando as áreas de Ciências Exatas e Ciências Sociais e Humanas. As dificuldades na oferta dos cursos dividem-se em níveis acadêmicos e administrativos, destacando-se as questões de falta de profissionais efetivos, no que diz respeito aos que atuam nas disciplinas de caráter mais pedagógico. As outras dificuldades encontradas foram: fragmentação curricular, com oferta de disciplinas com carga horária reduzida; falta de uma pesquisa de cunho científico para a implantação dos cursos; falta de conhecimento do conteúdo constante na proposta pedagógica; esclarecimento com relação às mudanças realizadas nos cursos, no decorrer dos períodos, e infraestrutura para os cursos que necessitam de laboratório. Mesmo destacando os fatores considerados inibidores, os sujeitos avaliaram os cursos de Matemática e Física como bons, pois pontuaram com um valor médio entre sete e oito.
Palavras Chave
Educação Superior. Licenciaturas em Física e Matemática.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores