Trabalho com projetos de Educação Ambiental na formação continuada de professores.
Título
Trabalho com projetos de Educação Ambiental na formação continuada de professores.
Trabalho com projetos de Educação Ambiental na formação continuada de professores.
Letras e Artes
Autor
Anelize Queiroz Amaral
Anelize Queiroz Amaral
Orientação
Ana Tiyomi Obara
Ana Tiyomi Obara
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências Humanas
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Essa pesquisa desenvolveu-se durante um curso de formação continuada em educação ambiental. Foi investigado se o desenvolvimento de um projeto voltado às questões ambientais, dentro de uma perspectiva de trabalho interdisciplinar, viabilizaria experiências inovadores no processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos do ensino médio de um colégio público localizado na cidade de Curitiba - PR. O projeto foi desenvolvido durante os meses de abril a outubro de 2008 e teve como meta o desenvolvimento das atividades para toda comunidade escolar. Para a concretização desse trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: A) professores de diversas áreas do conhecimento (Biologia, Química, Matemática e Informática) passaram por um período de formação continuada, onde foram trabalhados os fundamentos teóricos e metodológicos voltados ao desenvolvimento do trabalho; B) os professores desenvolveram oficinas para os alunos com temas identificados como problemas ambientais no âmbito escolar. O presente trabalho investigou quais as concepções e expectativas dos professores com relação ao processo vivenciado. Para tal propósito, os professores responderam a uma entrevista, cujas respostas analisadas, qualitativamente, indicaram que os professores possuíam grandes anseios e dificuldades, que podem ser classificados da seguinte forma: A) Falta a integração entre os professores das diferentes disciplinas, que inviabiliza a prática da interdisciplinaridade; B) Sobrecarga de atividades a qual estão submetidos os professores no trabalho, que acaba gerando a falta de tempo para que os mesmos compartilhem conhecimentos, pesquisem e reflitam sobre sua prática docente e C) Ausência de uma equipe pedagógica que os auxilie no desenvolvimento dos trabalhos propostos. Portanto, os professores anseiam por inovações e propostas que dêem uma nova dimensão teórica e metodológica ao seu trabalho, que possibilitem a integração das atividades de educação ambiental ao currículo da escola e que motivem a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar, na expectativa de superar o trabalho solitário e, muitas vezes, desarticulado com os objetivos da escola.
Essa pesquisa desenvolveu-se durante um curso de formação continuada em educação ambiental. Foi investigado se o desenvolvimento de um projeto voltado às questões ambientais, dentro de uma perspectiva de trabalho interdisciplinar, viabilizaria experiências inovadores no processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos do ensino médio de um colégio público localizado na cidade de Curitiba - PR. O projeto foi desenvolvido durante os meses de abril a outubro de 2008 e teve como meta o desenvolvimento das atividades para toda comunidade escolar. Para a concretização desse trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: A) professores de diversas áreas do conhecimento (Biologia, Química, Matemática e Informática) passaram por um período de formação continuada, onde foram trabalhados os fundamentos teóricos e metodológicos voltados ao desenvolvimento do trabalho; B) os professores desenvolveram oficinas para os alunos com temas identificados como problemas ambientais no âmbito escolar. O presente trabalho investigou quais as concepções e expectativas dos professores com relação ao processo vivenciado. Para tal propósito, os professores responderam a uma entrevista, cujas respostas analisadas, qualitativamente, indicaram que os professores possuíam grandes anseios e dificuldades, que podem ser classificados da seguinte forma: A) Falta a integração entre os professores das diferentes disciplinas, que inviabiliza a prática da interdisciplinaridade; B) Sobrecarga de atividades a qual estão submetidos os professores no trabalho, que acaba gerando a falta de tempo para que os mesmos compartilhem conhecimentos, pesquisem e reflitam sobre sua prática docente e C) Ausência de uma equipe pedagógica que os auxilie no desenvolvimento dos trabalhos propostos. Portanto, os professores anseiam por inovações e propostas que dêem uma nova dimensão teórica e metodológica ao seu trabalho, que possibilitem a integração das atividades de educação ambiental ao currículo da escola e que motivem a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar, na expectativa de superar o trabalho solitário e, muitas vezes, desarticulado com os objetivos da escola.
Palavras Chave
Educação Ambiental, interdisciplinaridade, formação continuada.
Educação Ambiental, interdisciplinaridade, formação continuada.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores