Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada as transformações químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de Química do Ensino Médio.
Título
Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada as transformações químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de Química do Ensino Médio.
Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada as transformações químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de Química do Ensino Médio.
Educação
Autor
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Orientação
Eduardo Fleury Mortimer
Eduardo Fleury Mortimer
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O trabalho de tese teve como objetivo propor um perfil conceitual relativo à compreensão da segunda lei da termodinâmica, aplicada às transformações físico-químicas, focando os conceitos de entropia e espontaneidade. E ainda, utilizar esse perfil para analisar as relações entre aspectos epistemológicos e discursivos no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos na sala de aula. Com essa perspectiva, alguns fundamentos teóricos da noção de perfil conceitual foram discutidos tomando por base: a proposição inicial feita por Mortimer (1995, 2000) para a noção de perfil conceitual e os seus trabalhos mais recentes (Mortimer, 2001), nos quais é sugerida a relação entre formas de pensar e modos de falar a partir do perfil conceitual.Um perfil conceitual relativo à compreensão sobre entropia e espontaneidade foi proposto a partir de idéias da história da ciência, da literatura em educação em ciências e da sala de aula. A utilização de diversas fontes teve como objetivo propor uma gênese para os conceitos, considerando aspectos do método genético ou de desenvolvimento proposto por Vygotsky (apud Wertsch, 1985). Dessa forma, foram buscadas idéias relativas a diferentes domínios genéticos sociocultural, ontogenético e microgenético a partir dos quais os conceitos podem ser visualizados como parte de um processo e não como produtos acabados. A utilização do perfil conceitual para análise da dinâmica discursiva em sala de aula foi feita considerando os aspectos epistemológicos, estudados a partir das zonas do perfil conceitual, e os aspectos discursivos, analisados a partir de uma estrutura proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003). A situação de ensino analisada se refere a aulas de termoquímica de uma turma 2º. ano do ensino médio (16-17 anos), do Colégio Técnico da UFMG (Coltec). O perfil conceitual se mostrou como um instrumento eficiente para a estruturação do discurso em sala de aula, relacionando os seus aspectos epistemológicos e discursivos.
O trabalho de tese teve como objetivo propor um perfil conceitual relativo à compreensão da segunda lei da termodinâmica, aplicada às transformações físico-químicas, focando os conceitos de entropia e espontaneidade. E ainda, utilizar esse perfil para analisar as relações entre aspectos epistemológicos e discursivos no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos na sala de aula. Com essa perspectiva, alguns fundamentos teóricos da noção de perfil conceitual foram discutidos tomando por base: a proposição inicial feita por Mortimer (1995, 2000) para a noção de perfil conceitual e os seus trabalhos mais recentes (Mortimer, 2001), nos quais é sugerida a relação entre formas de pensar e modos de falar a partir do perfil conceitual.Um perfil conceitual relativo à compreensão sobre entropia e espontaneidade foi proposto a partir de idéias da história da ciência, da literatura em educação em ciências e da sala de aula. A utilização de diversas fontes teve como objetivo propor uma gênese para os conceitos, considerando aspectos do método genético ou de desenvolvimento proposto por Vygotsky (apud Wertsch, 1985). Dessa forma, foram buscadas idéias relativas a diferentes domínios genéticos sociocultural, ontogenético e microgenético a partir dos quais os conceitos podem ser visualizados como parte de um processo e não como produtos acabados. A utilização do perfil conceitual para análise da dinâmica discursiva em sala de aula foi feita considerando os aspectos epistemológicos, estudados a partir das zonas do perfil conceitual, e os aspectos discursivos, analisados a partir de uma estrutura proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003). A situação de ensino analisada se refere a aulas de termoquímica de uma turma 2º. ano do ensino médio (16-17 anos), do Colégio Técnico da UFMG (Coltec). O perfil conceitual se mostrou como um instrumento eficiente para a estruturação do discurso em sala de aula, relacionando os seus aspectos epistemológicos e discursivos.
Palavras Chave
perfil conceitual, termodinâmica, ensino médio, discurso
perfil conceitual, termodinâmica, ensino médio, discurso
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno