A literatura e a história da ciência no ensino de física um estudo exploratório.
Título
A literatura e a história da ciência no ensino de física um estudo exploratório.
A literatura e a história da ciência no ensino de física um estudo exploratório.
Autor
Elisabete Aparecida do Amaral
Elisabete Aparecida do Amaral
Orientação
João Zanetic
João Zanetic
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo central o estudo e a aplicação da história da ciência e da literatura como formas alternativas ao modo tradicional do ensino de física no nível médio. A expectativa nutrida é que com essas abordagens possamos contribuir para alterar um quadro que, em geral, mostra nossos alunos do ensino médio convencidos de que a física é incompreensível, desenvolvendo neles uma certa aversão por essa ciência. Numa das aplicações, realizada com alunos de uma escola técnica estadual, investigamos o ensino da teoria da relatividade através da leitura de um pequeno romance de ficção científica. O conteúdo científico da estória foi discutido, avaliando-se como positiva a eficiência do método na aprendizagem de conceitos básicos da teoria da relatividade especial. Numa outra aplicação, que envolveu alunos do ensino médio de uma escola privada de Santos, analisamos os resultados de um estudo empírico na recepção e eficácia das contribuições da história e filosofia da ciência no ensino e aprendizagem da pré-historia da física. O programa desenvolvido tratou da construção do paradigma aristolélico e do advento da proposta copernicana que com ele competiu. No caso dessa experiência, são narradas também, como pano de fundo de nossa realidade escolar, as vicissitudes pelas quais passou a educadora que ousou inovar através de um programa aprovado pela direção da escola que, sem aviso prévio, demitiu-a cortando a aplicação que pretendia passar pela teoria gravitacional de Newton, herdeira do desafio copernicano, e chegar na teoria da gravitação de Einstein.
Esta pesquisa tem como objetivo central o estudo e a aplicação da história da ciência e da literatura como formas alternativas ao modo tradicional do ensino de física no nível médio. A expectativa nutrida é que com essas abordagens possamos contribuir para alterar um quadro que, em geral, mostra nossos alunos do ensino médio convencidos de que a física é incompreensível, desenvolvendo neles uma certa aversão por essa ciência. Numa das aplicações, realizada com alunos de uma escola técnica estadual, investigamos o ensino da teoria da relatividade através da leitura de um pequeno romance de ficção científica. O conteúdo científico da estória foi discutido, avaliando-se como positiva a eficiência do método na aprendizagem de conceitos básicos da teoria da relatividade especial. Numa outra aplicação, que envolveu alunos do ensino médio de uma escola privada de Santos, analisamos os resultados de um estudo empírico na recepção e eficácia das contribuições da história e filosofia da ciência no ensino e aprendizagem da pré-historia da física. O programa desenvolvido tratou da construção do paradigma aristolélico e do advento da proposta copernicana que com ele competiu. No caso dessa experiência, são narradas também, como pano de fundo de nossa realidade escolar, as vicissitudes pelas quais passou a educadora que ousou inovar através de um programa aprovado pela direção da escola que, sem aviso prévio, demitiu-a cortando a aplicação que pretendia passar pela teoria gravitacional de Newton, herdeira do desafio copernicano, e chegar na teoria da gravitação de Einstein.
Palavras Chave
perfil conceitual, termodinâmica, ensino médio, História da Ciência, literatura, prática pedagógica.
perfil conceitual, termodinâmica, ensino médio, História da Ciência, literatura, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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