O uso do RPG pedagógico para o ensino de física.
Título
O uso do RPG pedagógico para o ensino de física.
O uso do RPG pedagógico para o ensino de física.
Autor
Ricardo Ribeiro do Amaral
Ricardo Ribeiro do Amaral
Orientação
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Recife/AC
Recife/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Este trabalho refere-se ao estudo de caso participante realizado com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Estadual de Ensino localizada na periferia da cidade do Recife. Seu objetivo foi analisar em que o uso pedagógico do roleplyaing game (RPG) pode contribuir para o Ensino de Física, integrado ao ensino de Matemática, História e Ética. Para tanto, a metodologia empregada foi organizada através de um jogo de RPG, dividido em oito encontros, que tinha a perspectiva de engajar os sujeitos em um processo de construção dos conceitos envolvidos na aventura, incluindo os aspectos cognitivos e atitudinais. As análises foram fundamentadas na Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky, nas ideias de Pozo, Crespo e Echeverría sobre situações-problema e nos trabalhos de Macedo, Petty e Passos sobre o lúdico na Educação. Ao final da pesquisa, percebemos que o RPG exerceu influencia positiva sobre o aprendizado de conceitos físicos, matemáticos, históricos e éticos, além de promover mudanças atitudinais desses alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Este trabalho refere-se ao estudo de caso participante realizado com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Estadual de Ensino localizada na periferia da cidade do Recife. Seu objetivo foi analisar em que o uso pedagógico do roleplyaing game (RPG) pode contribuir para o Ensino de Física, integrado ao ensino de Matemática, História e Ética. Para tanto, a metodologia empregada foi organizada através de um jogo de RPG, dividido em oito encontros, que tinha a perspectiva de engajar os sujeitos em um processo de construção dos conceitos envolvidos na aventura, incluindo os aspectos cognitivos e atitudinais. As análises foram fundamentadas na Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky, nas ideias de Pozo, Crespo e Echeverría sobre situações-problema e nos trabalhos de Macedo, Petty e Passos sobre o lúdico na Educação. Ao final da pesquisa, percebemos que o RPG exerceu influencia positiva sobre o aprendizado de conceitos físicos, matemáticos, históricos e éticos, além de promover mudanças atitudinais desses alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Palavras Chave
uso do RPG pedagógico, lúdico na educação, ensino de física, teoria sócio-construtivista, situação-problema.
uso do RPG pedagógico, lúdico na educação, ensino de física, teoria sócio-construtivista, situação-problema.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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