Representações sobre os Museus de Salvador: um estudo junto ao público universitário.
Título
Representações sobre os Museus de Salvador: um estudo junto ao público universitário.
Representações sobre os Museus de Salvador: um estudo junto ao público universitário.
Autor
Archimedes Ribas Amazonas
Archimedes Ribas Amazonas
Orientação
Elaine Figueira Norberto Silva
Elaine Figueira Norberto Silva
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Profess
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Profess
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Salvador/AC
Salvador/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Nesta presente dissertação refletimos sobre os principais problemas enfrentados atualmente pelos museus e tendo por objetivo geral investigar as representações e imagens dos museus de Salvador, junto ao público universitário. Mais especificamente, buscamos conhecer em que medida os museus fazem parte das opções de lazer desse público que, dado o seu grau de escolaridade, é um dos públicos potenciais dos museus. Quatro hipóteses orientam nossa investigação: (1) Os museus de Salvador não são vistos como opção de lazer; (2) poucos são aqueles que o público sabe que existe; (3) são poucos os museus visitados por este público e (4) a frequência de visitação é baixa. Realizamos uma pesquisa de campo com dados coletados através de questionários. A análise dos dados mostra que o público-alvo desconhece a existência da maioria dos museus locais; que os museus de Salvador não são considerados como uma opção de lazer e entretenimento, nem mesmo de lazer cultural e que poucos universitários têm o hábito de visitar museus em Salvador. A pesquisa constata a necessidade de desenvolvimento de estratégias de comunicação e de construção de uma imagem institucional ou de marca por parte da maioria dos museus de Salvador.
Nesta presente dissertação refletimos sobre os principais problemas enfrentados atualmente pelos museus e tendo por objetivo geral investigar as representações e imagens dos museus de Salvador, junto ao público universitário. Mais especificamente, buscamos conhecer em que medida os museus fazem parte das opções de lazer desse público que, dado o seu grau de escolaridade, é um dos públicos potenciais dos museus. Quatro hipóteses orientam nossa investigação: (1) Os museus de Salvador não são vistos como opção de lazer; (2) poucos são aqueles que o público sabe que existe; (3) são poucos os museus visitados por este público e (4) a frequência de visitação é baixa. Realizamos uma pesquisa de campo com dados coletados através de questionários. A análise dos dados mostra que o público-alvo desconhece a existência da maioria dos museus locais; que os museus de Salvador não são considerados como uma opção de lazer e entretenimento, nem mesmo de lazer cultural e que poucos universitários têm o hábito de visitar museus em Salvador. A pesquisa constata a necessidade de desenvolvimento de estratégias de comunicação e de construção de uma imagem institucional ou de marca por parte da maioria dos museus de Salvador.
Palavras Chave
museus de Salvador, público universitário, imagens do museu
museus de Salvador, público universitário, imagens do museu
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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