TV digital: propostas para desenvolvimento de conteúdos em animação para o ensino de Ciências.

Título
TV digital: propostas para desenvolvimento de conteúdos em animação para o ensino de Ciências.
Autor
Marcos Américo
Orientação
Wilson Massahiro Yonezawa
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2010
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho é produzir e avaliar um modelo de produção de programa de TV digital interativa para o ensino de ciências através da utilização de seis referenciais fundamentais: ensino de ciências, objetos de aprendizagem (oa), edutretenimento, storytelling, animação e TV digital interativa. Para tanto optou-se por adaptar um objeto de aprendizagem (oa) desenvolvido para o projeto rived - rede interativa virtual de educação ( http://rived.mec.gov.br ) chamado “calorímetro” para a TV digital interativa. É proposta uma metodologia híbrida entre produção de oa e produção audiovisual voltada para TV digital interativa que será avaliada qualitativamente através de metodologia híbrida entre estudo de caso, avaliação qualitativa (PATTON, 2003), avaliação focada na utilização (PATTON, 1997, 2002) e avaliação por uso do processo (PROCESS USE, PATTON, 1998, 2005).
Palavras Chave
objetos de aprendizagem, tv digital interativa, tecnologias da informação, calorímetro.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos